X

Cotidiano

Família fabrica e expõe artesanato em madeira em Itanhaém

Utensílios de cozinha, porta-vasos, oratórios e objetos de decoração estão expostos na loja da família

Nayara Martins

Publicado em 17/01/2022 às 07:18

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Atualmente, todos os integrantes da família auxiliam na confecção dos objetos de artesanato para o estabelecimento. / Nair Bueno/Diário do Litoral

Porta-vasos, porta-temperos, utensílios de cozinha, oratórios e diversos objetos de decoração são feitos e expostos na loja de artesanato da família Nagata, em Itanhaém. A inspiração veio a partir do pai Roberto de Jesus Nagata, de 61 anos, que começou a trabalhar com o artesanato em madeira após a sua aposentadoria, aos 52 anos, em São Paulo.

A família decidiu abrir uma loja para ter um espaço próprio, há cerca de cinco meses, em Itanhaém. O pai é quem fabrica os objetos em madeira, desde utensílios de cozinha até peças de decoração, e também faz móveis e luminárias. A oficina de trabalho é na sua própria casa.

"Inicialmente, meu pai começou a fazer os objetos em madeira, mas ele aprendeu a técnica sozinho. E começou a expor na feira do Museu Ipiranga, na Capital", conta a filha e artesã Gabriela Nagata (30).

A família resolveu vir morar em Itanhaém e começou a expor os trabalhos na Colônia de Férias dos Cabos e Soldados, no ano de 2018, porém, com a pandemia do Covid-19, em 2020, a colônia fechou ao público.

"Conhecemos a Casa do Artesão de Itanhaém e começamos a expor e a divulgar as peças lá. Também conseguimos um espaço na Feirinha de Artesanato, que funciona aos sábados, no estacionamento da prefeitura", explica.

Todos os integrantes da família auxiliam na confecção dos objetos de artesanato. A mãe de Gabriela, Maria Aparecida da Silva Nagata (59), recolhe os troncos de madeira achados na praia e, após lixar e passar o verniz, ela monta os porta-vasos. Além de fazer alguns mobiles com conchas que encontra na areia da praia.

Já Gabriela trabalha com as esculturas de biscuit e também com objetos de decoração em cerâmica, que faz na própria loja. "Todos nós sempre gostamos de trabalhar com o artesanato e temos a habilidade para montar e criar as peças".

Alguns objetos em tecido, como bolsas, carteiras e, ainda, bijuterias variadas estão expostos na loja, mas são feitos por outras artesãs amigas da família.

"Após montarmos a loja, começaram a surgir novas ideias de objetos diferentes, já que o espaço é bem maior e podemos expor as peças aos clientes", salienta.

Entre as mais procuradas pelo público, segundo Gabriela, estão as tábuas de churrasco e outros utensílios de cozinha, todos feitos em madeira.

A loja também trabalha com encomendas. "Recebemos várias encomendas, pois assim, as pessoas pedem o modelo e a cor de objetos que preferem, como porta-temperos, porta-vasos, entre outros", completa.

PLANOS

Sobre os planos futuros, Gabriela conta que aposta no crescimento das vendas na loja, já que no ano passado, o movimento foi fraco devido às restrições da pandemia.

"Na cidade é bem difícil encontrar um comércio que forneça o material utilizado para fazer as peças de artesanato. Temos que ir buscar em São Paulo. Uma das ideias é trazer a matéria prima para vender aos demais artesãos de Itanhaém", finaliza.

A divulgação dos trabalhos tem sido feita pelas redes sociais, no Facebook e no Instagram, como @nagata_madeira_gourmet e ainda @gabinagataartesã.

A loja funciona de segunda-feira a sábado, no horário das 9 às 17 horas, na rua João Mariano Ferreira, 182, no bairro Vila São Paulo, em Itanhaém.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

TRF-3 determina arquivamento de inquérito e devolução de bens de Suman

Também foi determinada a revogação das medidas cautelares ainda em vigor de todos os investigados

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter