A fabricante sul-coreana está alertando para uma vulnerabilidade crítica de segurança em dispositivos Galaxy / Freepik
Continua depois da publicidade
Se você usa o WhatsApp em um telefone Samsung, precisa atualizar o aparelho o quanto antes. A fabricante sul-coreana está alertando para uma vulnerabilidade crítica de segurança em dispositivos Galaxy, que coloca em risco os usuários do aplicativo de mensagens.
A falha permite que invasores executem remotamente códigos maliciosos no smartphone por meio de imagens manipuladas. Segundo a Samsung, a vulnerabilidade já está sendo ativamente explorada por cibercriminosos.
Continua depois da publicidade
De acordo com o site BleepingComputer, a falha está em uma biblioteca de terceiros usada para análise de imagens — utilizada também por outros mensageiros, como o WhatsApp. O próprio WhatsApp notificou a Samsung sobre o problema.
Os aparelhos afetados incluem modelos Galaxy com Android 13, 14, 15 e 16 lançados nos últimos cinco anos.
Continua depois da publicidade
A Samsung está disponibilizando uma atualização de segurança que corrige a falha. O patch faz parte da atualização mensal de setembro, que já começou a ser distribuída para alguns modelos e deve chegar a mais aparelhos nos próximos dias.
Para verificar se o update está disponível no seu celular Galaxy:
Vá em Configurações.
Continua depois da publicidade
Selecione Atualização de software.
Toque em Baixar e instalar.
Se a atualização estiver liberada para o seu modelo, será possível instalar imediatamente. No entanto, em modelos mais baratos, a Samsung costuma distribuir atualizações de segurança apenas a cada três meses, o que pode atrasar o recebimento.
Continua depois da publicidade
Além do patch de segurança, a Samsung está distribuindo o Android 16 em conjunto com a interface OneUI 8 para alguns modelos selecionados. A atualização promete aumentar a segurança dos dispositivos e expandir os recursos de inteligência artificial disponíveis nos aparelhos Galaxy.