X

Cotidiano

Faixa Viva é usada por 76% dos pedestres para travessia na orla de Santos

A CET efetuou a pesquisa no período de 27 de janeiro ao dia 4 deste mês para avaliar o comportamento de pedestres e motoristas e visando o incremento das ações educativas

Da Reportagem

Publicado em 20/02/2022 às 17:03

Atualizado em 20/02/2022 às 19:46

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Divulgação/Prefeitura de Santos

Uma pesquisa sobre o comportamento do pedestre na Faixa Viva, realizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), mostrou que 76% utilizam a faixa específica para realizar a travessia com segurança. O levantamento envolveu 2.772 pessoas na orla da praia, onde a empresa promove, desde o dia 15 de janeiro, a operação Travessia Segura.

Dentre as dez faixas não semaforizadas da orla, a da Rua Januário dos Santos, na Aparecida, é a mais respeitada pelos pedestres. Naquele local, 96,5% dos caminhantes que estão nas proximidades procuram a faixa para atravessá-la. Apenas 3,5% transpõem a via longe da sinalização. Em segundo lugar aparece a Rua da Paz, no Boqueirão (95,9%) e, logo após, a travessia da Rua Maranhão, na Pompeia (94,3%).

O comportamento dos motoristas diante de pedestres que tentam atravessar a via também foi avaliado na pesquisa. Nesse caso, 52% dos condutores pararam seus veículos na Faixa Viva. A maior incidência se deu na travessia da praia em frente à Galeria AD Moreira (74,6%), na altura da Rua Quintino Bocaiúva (66%), ambas no Gonzaga, e na Rua Maranhão (62,5%). A prioridade ao pedestre em faixas sem semáforo é estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

MAIOR CONSCIENTIZAÇÃO

A empresa também fez pesquisa qualitativa nos pontos onde acontece a operação da orla, apurando que 91% dos entrevistados conhecem a Faixa Viva. Quando questionados sobre o que é necessário para que a campanha dê mais resultado, 69% entendem que o que mais falta é a conscientização dos motoristas. Outra parcela expressiva considerou que é preciso também pedestres mais conscientes (46%). Duas questões também foram apontadas como necessárias: mais destaque na sinalização (34%) e multa aos motoristas que não respeitam a regra (28%).

MAIS AÇÕES

A CET efetuou a pesquisa no período de 27 de janeiro ao dia 4 deste mês para avaliar o comportamento de pedestres e motoristas e visando o incremento das ações educativas que realiza para a convivência respeitosa entre os usuários das vias, de forma a contribuir para o aumento da segurança no trânsito.

A análise dos dados já reflete sobre a própria Operação Travessia Segura, que ocorre em 10 locais ao longo das avenidas da praia, com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre a prioridade de passagem do pedestre nas faixas não semaforizadas.

Idealizada para se desenvolver nos finais de semana, até o início de março, também passou a ser promovida durante a semana. “Aos sábados e domingos, vamos manter o trabalho com os operadores de tráfego e, nos demais dias, teremos a equipe de educação atuando, de forma alternada, nos mesmos 10 locais, para reforçar a orientação aos pedestres”, explica o presidente da companhia, Antonio Carlos Silva Gonçalves.

Através da campanha Faixa Viva, a CET estimula que os pedestres nas faixas não semaforizadas sinalizem aos motoristas a intenção de atravessar, fazendo o gesto do braço estendido. Também reforça que deverão transpor a via somente quando todos os veículos estiverem imobilizados.

A Operação Travessia Segura tem também, ao longo de toda a orla, banners para chamar a atenção dos motoristas sobre a campanha. Na ação também são utilizados cinco infláveis com o tema da ação.

Uma nova pesquisa será realizada em março, a fim de reavaliar o comportamento dos pedestres nas proximidades das faixas e traçar novas ações.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Com mercado imobiliário aquecido, Centro de Santos está na mira de investidores

Secretário de Urbanismo explica as medidas que foram tomadas para que investidores voltassem a enxergar o potencial da região central

Santos

Obras do VLT interditam ruas do Centro do Santos; veja o que muda e rotas

Como elas irão passar por pavimentação, a circulação de veículos ficará bloqueada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter