Em 2030, ano de análise mais próximo da nossa realidade, a preocupação se concentra especialmente nos trechos urbanos localizados à beira-mar / Dyego Gonçalves/Prefeitura de Mongaguá
Continua depois da publicidade
O avanço do mar é uma preocupação real para todos os moradores do litoral de São Paulo.
Diante desse cenário, a organização Climate Central criou um mapa interativo que mostra o impacto de diversos fenômenos naturais, com destaque para a elevação do nível do mar nas próximas décadas.
Vale destacar que o modelo parte do pressuposto de que os níveis de poluição permanecerão os mesmos dos dias atuais. Caso esse índice aumente, a velocidade com que o mar avançaria sobre o litoral paulista seria ainda maior.
Para entender a gravidade da situação, o Diário do Litoral analisou os dados específicos sobre a cidade de Mongaguá.
Em 2030, ano de análise mais próximo da nossa realidade, a preocupação se concentra especialmente nos trechos urbanos localizados à beira-mar, como a faixa de areia da praia e a Avenida Governador Mário Covas.
Em 2070, apenas 45 anos à frente, quase a totalidade dessas áreas já estarão comprometidas pela invasão progressiva do mar.
Veja também História praia do litoral brasileiro está sendo gradualmente engolida pelo mar.
Por fim, em 2150, último ano previsto pela Climate Central, a cidade não tende a registrar novos avanços significativos do mar, mas a situação projetada para os anos anteriores deverá atingir seu ponto máximo de impacto.
Continua depois da publicidade