Exposição em Santos traz maquetes das invenções do padre Bartolomeu de Gusmão   

A exposição pode ser conferida de terça a domingo, das 9h às 18h (com fechamento das bilheterias as 17h)

Exposição em Santos traz maquetes das invenções do padre Bartolomeu de Gusmão   

Exposição em Santos traz maquetes das invenções do padre Bartolomeu de Gusmão    | Foto: Divulgação/ Prefeitura de Santos

A exposição ‘Bartolomeu de Gusmão, a genialidade do padre santista em 13 maquetes’ será inaugurada nesta quarta-feira (3) as 11h30, no Orquidário (Praça Washington s/nº – bairro José Menino). Quem visitar a mostra poderá aprender um pouco mais sobre o trabalho do padre inventor com maquetes em madeira e resina epóxi, criadas pelo pesquisador e engenheiro João Inácio da Silva Filho.

Continua após a publicidade

As obras recriam muitas das invenções de Gusmão, realizadas há mais de 300 anos, como o forno solar, construído com lentes e capaz de assar carnes, o sistema de automação para drenar água de porões, utilizado até hoje pelos navios, e talvez o mais famoso dos inventos: o aeróstato, mais conhecido como balão de ar quente, que rendeu a Gusmão o apelido de ‘padre voador’.

SERVIÇO
A exposição pode ser conferida de terça a domingo, das 9h às 18h (com fechamento das bilheterias as 17h). Os ingressos custam R$ 8 (R$ 4 a meia entrada).