Orquídeas e inclusão marcam exposição no Centro de Educação Ambiental de Bertioga / Divulgação/PMB
Continua depois da publicidade
A beleza e a diversidade das orquídeas voltam a ser destaque em Bertioga. Entre os dias 14 e 16 de novembro, o Centro de Educação Ambiental (CEA) recebe a 2ª Exposição de Orquídeas de Bertioga, evento gratuito promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema).
A abertura acontece na sexta-feira (14), das 18h às 20h, com um momento especial: a inauguração da nova passarela acessível do Orquidário do CEA, marcada para 18h30. Construído pela Secretaria de Serviços Urbanos, o espaço foi pensado para garantir conforto e segurança a todos os visitantes, especialmente pessoas com mobilidade reduzida, ampliando a integração entre o público e o ambiente natural.
Continua depois da publicidade
Leia também, Bertioga terá rastreamento gratuito de pé diabético
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Fernando Poyatos, a mostra reforça o compromisso do município com a inclusão e a valorização da natureza.
Continua depois da publicidade
“A exposição é uma celebração da vida e da biodiversidade. A nova passarela é mais um passo na construção de uma cidade acessível e ambientalmente consciente”, afirma.
A diretora de Educação Ambiental, Mylene Lyra, ressalta que o projeto nasceu de um esforço coletivo.
Evento celebra a biodiversidade e inaugura espaço acessível que aproxima o público da natureza / Divulgação/PMB“Queremos que todos possam viver a experiência das orquídeas e entender a importância da biodiversidade local”, diz.
Continua depois da publicidade
Nos dias sábado (15) e domingo (16), o público poderá visitar a mostra das 10h às 18h, com oficinas e aulas gratuitas sobre cultivo e ecologia. No sábado, às 10h30, o orquidófilo Reinaldo Ilaci, do Orquidário Paulista, ministra uma aula prática sobre cultivo de orquídeas. Às 15h, Celso Perez conduz a palestra “Importância ecológica das abelhas nativas sem ferrão”. Já no domingo, às 10h30, Fernando Atanazio ensina a confecção de iscas pet e transferência para caixa racional.
Para a gestora do CEA, Renata de Brito, o evento simboliza o papel do espaço como ponto de encontro entre ciência, arte e natureza.
“O CEA é um local de aprendizado contínuo. A exposição inspira o cuidado com o meio ambiente e convida o público a se encantar com a natureza”, destaca.
Continua depois da publicidade
O Centro de Educação Ambiental de Bertioga fica na Rua Ayrton Senna da Silva, 920, Centro.