X

Cotidiano

Evento ensina a fazer pasta de dente, desodorante e compostagem de lixo orgânico

O Encontro Lixo Zero – Santos 2020, que vai acontecer nos dias 18, 19 e 20 de agosto, promete revigorar o debate sobre redução de lixo na Baixada Santista

Da Reportagem

Publicado em 14/08/2020 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O evento será realizado através do site santoslixozero.org, das 17h às 19h30, com inscrições gratuitas e abertas a todas as pessoas preocupadas em diminuir geração de lixo / Divulgação

O Encontro Lixo Zero – Santos 2020, que vai acontecer nos dias 18, 19 e 20 de agosto, promete revigorar o debate sobre redução de lixo na Baixada Santista. O evento será realizado através do site santoslixozero.org, das 17h às 19h30, com inscrições gratuitas e abertas a todas as pessoas preocupadas em diminuir geração de lixo, em paralelo com o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos.

A grade tem atrações de utilidade doméstica, com três tutoriais: “Como fazer compostagem em casa ou no apartamento”; “Como fazer um desinfetante de casca de cítricos”; e “Como fazer pasta de dente e desodorante”. 

Programação

No dia 18, a estreia será com o debate "A contribuição do Poder Público", com participação do Prof. Eng. Élio Lopes, diretor técnico da ECEL – Engenharia Ambiental e docente do curso de Gestão Ambiental da Unisanta. A conversa discorrerá sobre questões importantes para a gestão do lixo, funções, responsabilidades e bons exemplos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Educação Ambiental do Orquidário e do ICMBio. Na sequência, haverá uma Roda de Conversa, tendo como tema central Lixo Zero: O que é, qual a importância e como chegar lá.

O programa do dia 19 tem início com a conferência “A contribuição da sociedade”, com mediação da Profa. Bárbara Lage Inácio, bióloga marinha, docente da Unifesp e coordenadora do Programa Maré de Ciência. O debate terá, ainda, a participação de convidados de projetos como Condomínio Sustentável, Composta e Cultiva, Gremar, Instituto Laje Vida, Permacultura Urbana e Sesc/Santos. A roda de conversa desse módulo versará sobre o tema: “Para onde vai o lixo, qual o custo, quais os responsáveis”.

No dia 20, o tema “A contribuição da iniciativa privada” será conduzido pelo professor Aristides Brito, publicitário, docente e coordenador de marketing do Sistema Santa Cecília de Comunicação. O debate contará com representantes da Engesolver, Escola Aquarela, Santos Copinhos (coletores menstruais) e Poiato Recicla (reciclagem de bitucas de cigarro). A roda de conversa terá detalhes sobre a importância da Logística Reversa, onde os fabricantes de todos os tipos de produtos devem ter a responsabilidade de recolher e reaproveitar suas embalagens.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

8º Restaurant Week segue até o dia 5 de maio, em Guarujá

Com preços especiais, restaurantes da Cidade reúnem o que há de melhor na culinária vegetariana

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter