X

Cotidiano

EUA enviam ambulâncias a Serra Leoa

Os doentes costumam usar motocicletas, táxis e outros transportes públicos para chegarem até os hospitais, o que aumenta ainda mais o risco de contaminação com o vírus

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 10/09/2014 às 17:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os Estados Unidos doaram cinco ambulâncias nesta quarta-feira para ajudar Serra Leoa no combate contra o ebola. O governo do país do Oeste Africano reconheceu que, com a infraestrutura atual, demora até 24 horas para retirar os corpos dos infectados com a doença.

Mais de 2,2 mil mortes foram causadas pela pior epidemia de ebola registrada na história. Os doentes costumam usar motocicletas, táxis e outros transportes públicos para chegarem até os hospitais, o que aumenta ainda mais o risco de contaminação com o vírus.

Para evitar o problema, a embaixadora norte-americana em Serra Leoa, Kathleen FitzGibbon, entregou as chaves de cinco ambulâncias ao presidente do país, Ernest Bai Koroma. "Juntos, nós vamos ganhar esta luta", disse Koroma a ela na cerimônia de entrega. Os EUA já gastaram mais de US$ 100 milhões nos esforços para barrar o avanço do surto.

Serra Leoa, Libéria e Guiné - os três países mais afetados pela epidemia - também precisam de equipamentos de proteção para trabalhadores da Saúde e mais macas para pacientes com ebola. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que mais mil camas são necessárias nos centros de isolamento.

A organização dos Médicos Sem Fronteiras informam que os corpos dos mortos pela doença estão sendo deixados nas ruas de Serra Leoa, uma alegação que as autoridades da Saúde do país negam. Mas Ibrahim Ben Kargbo, um conselheiro do presidente, reconheceu que os médicos demoram até um dia inteiro para retirar os corpos porque eles primeiro precisam ser diagnosticados.

O vírus do Ebola é transmitido por meio de fluidos corporais. Os mortos são particularmente contagiosos e precisam ser enterrados com extremo cuidado. Especialistas dizem que a cerimônia tradicional africana de lavar os corpos antes de enterrá-los pode ter sido uma das causas da transmissão da doença.

O Senegal, enquanto isso, anunciou que o único paciente diagnosticado com Ebola no país se recuperou. O doutor Moussa Seydi disse à rádio senegalesa, no entanto, que o jovem ainda sofre psicologicamente após perder diversos parentes para a doença. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter