EUA começam a aliviar sanções econômicas ao Irã

A ação do Irã faz parte de um acordo com as potências internacionais para aliviar as preocupações sobre o programa nuclear iraniano

Comentar
Compartilhar
20 JAN 201416h39

A Casa Branca anunciou nesta segunda-feira que os Estados Unidos vão começar a aliviar as sanções econômicas ao Irã depois de Teerã ter paralisado os trabalhos da parte mais sensível de seu programa de energia nuclear.

A ação do Irã faz parte de um acordo com as potências internacionais para aliviar as preocupações sobre o programa nuclear iraniano. O pacto prevê a remoção parcial das sanções econômicas que incapacitam a economia do país.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, acrescenta em comunicado que Washington vai continuar a defender agressivamente as sanções que permanecerão em vigor.

A Casa Branca anunciou que os EUA vão começar a aliviar as sanções econômicas ao Irã (Foto: Divulgação)

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU), confirmou que o enriquecimento de nível mais alto de urânio em uma instalação na região central do Irã foi interrompido.

Mais cedo, a União Europeia (UE) também anunciou que está suspendendo algumas sanções ao Irã após o governo de Teerã ter cumprido parte do seu compromisso.