X

Cotidiano

Etanol lidera causas de queimaduras

Apesar de não existir estatísticas oficiais, produto tem sido muito usado no lugar do gás de cozinha

Glauco Braga

Publicado em 29/12/2018 às 09:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os pacientes com queimaduras precisam ficar internados para suporte e cuidados extremos / Bruno César/HUSE/Divulgação

Os dados oficiais não são precisos, mas o problema existe e é grave: o aumento do uso  do etanol (álcool) para cozinhar vem turbinando os números de pessoas com queimaduras graves. Nos últimos seis meses, a Santa Casa de Santos registrou 47 internações, uma média, de 8 casos por mês. O hospital, porém, não soube discriminar quais tipos de queimaduras são as mais frequentes.   

A razão para a utilização do etanol pode estar no aumento da miséria. Como o etanol é um combustível mais barato, ou seja, mais acessível, as pessoas estão utilizando fogão a lenha, latas ou espiriteiras para cozinhar. Essas são opções para quem não possui quase R$ 100,00 para comprar um botijão de gás.
“Realmente é muito comum essas queimaduras por produtos combustíveis. No caso do etanol, que é um produto combustível, incolor e barato, sempre temos casos de pessoas que usam álcool naquelas espiriteiras. O produto é incolor, escorre, a pessoa não vê, acende e se queima”, disse o cirurgião plástico da Santa Casa de Santos, Ricardo Perrone.  

Alessandra Nestor e Karyna Turra publicaram na Revista Brasileira de Queimaduras o artigo “Perfil epidemiológico dos pacientes internados vítimas de queimaduras por agentes inflamáveis”. No texto, elas relatam dados de uma pesquisa feita no Paraná. O álcool é o grande responsável pela maioria das ­queimaduras.    

O artigo aponta que “uma das possíveis causas no elevado número de acidentes por agentes inflamáveis, especificamente pelo álcool, é a falta de informação a respeito de sua fácil combustão, sua comercialização em embalagens frágeis de plástico, bem como o seu baixo custo e a facilidade em obter no comércio, pois não há restrições para efetuar a compra. A utilização de forma indiscriminada dos agentes inflamáveis também propicia ao elevado números de acidentes, pois a maioria dos acidentes causados por queimaduras podem ser prevenidos, porém, os programas de prevenção desse tipo de acidentes são escassos no Brasil”.

Perrone frisou que é preciso esclarecer que o que queima é o fogo, não o álcool.

“Essas queimaduras sempre são piores do que por líquido aquecido. O líquido aquecido (água,chá etc) quando cai em cima da pessoa vai esfriando um pouco. Ela pode também ser grave dependendo da extensão e da profundidade. Agora, é menos pior do que por óleo fervente, que quando cai não perde o calor tão rápido e fica queimando, em especial, em queimadura por fogo, combustíveis explosivos. O problema maior é com as crianças, já que uma área no corpo de um adulto é pequena, mas para uma criança é grande. A queimadura é grave dependendo profundidade e da extensão e dela”, disse o médico.

Perrone lembrou que a queimadura é uma agressão clínica muito grande para o paciente.

“Ele tem alterações importantes, metabólicas. O paciente precisa ficar internado para suporte”, disse. “O importante é não deixar acontecer a queimadura, ter cuidado com os combustíveis. Ficar atento às crianças que têm menos condições de se proteger.  Quando a queimadura for por fogo, apagar ou abafar. Colocar um pano limpo em cima, para aliviar a dor que é muito grande. Encaminhar para o hospital, para hidratação e medicação para evitar doenças, infecções, tétano e cuidar da função renal”, declarou Ricardo Perrone.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

Jair, promessa da base, renova com o Santos até 2026

Zagueiro chegou ao clube em 2016 para jogar no sub-11

Polícia

Homem tem carro roubado na porta de casa, em São Vicente; ASSISTA

O caso aconteceu na Rua Coronel Silva Telles, esquina com as ruas Tamoios e Carijós, bairro Parque São Vicente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter