Cotidiano

Estudo aponta falhas na malha cicloviária e sugere obras estratégicas no Litoral de SP

Câmara destaca falta de infraestrutura, sinalização precária e propõe novas conexões cicloviárias para ampliar a mobilidade na cidade

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 18/09/2025 às 19:04

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CEV foi criada para discutir soluções para os problemas enfrentados diariamente pelos ciclistas de Cubatão / Divulgação/PMC

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A Comissão Especial de Vereadores (CEV), criada para discutir soluções para os problemas enfrentados diariamente pelos ciclistas de Cubatão, apresentou nesta segunda-feira (15) o relatório final de suas atividades.

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O grupo, presidido pelo vereador Rony Martins (PSD), contou ainda com Alessandro Oliveira (Republicanos) como relator e Tinho (PSD) como membro.

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O objetivo da CEV foi estudar alternativas para garantir segurança, mobilidade e dignidade aos cidadãos que utilizam a bicicleta como meio de transporte.

As reuniões contaram com a participação de secretarias municipais de Turismo, Obras, Planejamento, Segurança Pública e Trânsito, além de ciclistas locais.

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Principais pontos do relatório

O documento destaca problemas já conhecidos da malha cicloviária, como ausência de infraestrutura adequada, trechos inseguros, falta de conexão entre rotas e sinalização insuficiente. Entre as ações debatidas e executadas estão:

  • Pintura, sinalização e instalação de balizadores em pontos da Avenida 9 de Abril, Rua Joaquim Jorge Peralta e Rua Maria Graziela.
  • Revitalização do trecho entre a UME Prof. Dr. Luiz Pieruzzi Netto e a Rua 25 de Dezembro, criando conexão com a ciclovia já existente.
  • Nova ciclovia na rotatória da Avenida 9 de Abril, aumentando a segurança na travessia.
  • Estudo para implantação de uma lombofaixa na saída da ciclovia da Avenida Henry Borden.
  • Análise técnica para proibir o estacionamento de veículos na ciclofaixa da Rua Vereador Luís Campos Reis.

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Conexões em estudo

Outros pontos do relatório abordam propostas de expansão da malha cicloviária:

  • Avenida 25 de Dezembro à Martins Fontes – em análise pela SEMOB e CMT.
  • Ponte do Arco-Íris até a Fabril – enfrenta limitações de infraestrutura.
  • Rua Carlos Gomes, no Jardim Casqueiro – projeto considerado inviável, com a Rua Brasília indicada como alternativa.
  • Extensões de ciclovias até o Polo Industrial, Rodovia Cônego Domênico Rangoni, Vila dos Pescadores e ligações entre bairros como Jardim Nova República, Casqueiro e Centro.

Compromissos assumidos

A Secretaria de Turismo se comprometeu a sinalizar a Rota Márcia Prado até o Píer do Casqueiro em até seis meses. Já a Secretaria de Obras avaliará ciclovias estratégicas ligando áreas industriais, bairros e zonas turísticas, incentivando a mobilidade sustentável.

Próximos passos

O relatório final reforça que os vereadores irão monitorar o andamento dos estudos e projetos, cobrando sua viabilização técnica.

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Além das obras, o documento destaca a necessidade de conscientização da população sobre o uso do transporte cicloviário como alternativa sustentável de mobilidade urbana.

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