Cotidiano
Câmara destaca falta de infraestrutura, sinalização precária e propõe novas conexões cicloviárias para ampliar a mobilidade na cidade
CEV foi criada para discutir soluções para os problemas enfrentados diariamente pelos ciclistas de Cubatão / Divulgação/PMC
Continua depois da publicidade
A Comissão Especial de Vereadores (CEV), criada para discutir soluções para os problemas enfrentados diariamente pelos ciclistas de Cubatão, apresentou nesta segunda-feira (15) o relatório final de suas atividades.
O grupo, presidido pelo vereador Rony Martins (PSD), contou ainda com Alessandro Oliveira (Republicanos) como relator e Tinho (PSD) como membro.
Continua depois da publicidade
O objetivo da CEV foi estudar alternativas para garantir segurança, mobilidade e dignidade aos cidadãos que utilizam a bicicleta como meio de transporte.
As reuniões contaram com a participação de secretarias municipais de Turismo, Obras, Planejamento, Segurança Pública e Trânsito, além de ciclistas locais.
Continua depois da publicidade
Ciclovia eleita a mais linda do mundo te deixa em dúvida entre pedalar ou tirar fotos
O documento destaca problemas já conhecidos da malha cicloviária, como ausência de infraestrutura adequada, trechos inseguros, falta de conexão entre rotas e sinalização insuficiente. Entre as ações debatidas e executadas estão:
Vai pedalar? Conheça as melhores ciclovias do litoral de SP
Continua depois da publicidade
Outros pontos do relatório abordam propostas de expansão da malha cicloviária:
A Secretaria de Turismo se comprometeu a sinalizar a Rota Márcia Prado até o Píer do Casqueiro em até seis meses. Já a Secretaria de Obras avaliará ciclovias estratégicas ligando áreas industriais, bairros e zonas turísticas, incentivando a mobilidade sustentável.
O relatório final reforça que os vereadores irão monitorar o andamento dos estudos e projetos, cobrando sua viabilização técnica.
Continua depois da publicidade
Além das obras, o documento destaca a necessidade de conscientização da população sobre o uso do transporte cicloviário como alternativa sustentável de mobilidade urbana.