Cotidiano

Estados Unidos e Rússia chegam a acordo sobre conflito sírio

Segundo secretária de Estado norte-americana, países vão apoiar Brahimi no objetivo de alcançar uma transição política

Publicado em 07/12/2012 às 15:31

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Estados Unidos e Rússia chegaram a um acordo para apoiar esforços de mediação com todos os lados envolvidos no conflito sírio com o objetivo de alcançar a transição política. As informações foram dadas nesta sexta-feira (7) pela Secretária de Estado norte americano, Hillary Clinton.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A secretária declarou, porém, que o presidente Bashar Assad deve deixar o poder para assegurar um futuro democrático para o país. Washington e Moscou têm tido repetidos confrontos a respeito de como conter a violência na Síria, que já dura 21 meses.

Continua depois da publicidade

Na quinta-feira (6), Hillary reuniu-se com o ministro de Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, e com o enviado da Organização das Nações Unidas (ONU), Lakhdar Brahimi, para tentar traçar um novo caminho para resolver a questão. "Foi um encontro muito construtivo", disse ela. "Nós avaliamos os acontecimentos perigosos ocorridos dentro da Síria."

Segundo Hillary, as conversações se encerraram com um compromisso para apoiar Brahimi a dar início a uma transição política a partir do plano assinado em Genebra e apoiada pelos membros do Conselho de Segurança da ONU e por países árabes.

Continua depois da publicidade

As declarações foram feitas em meio a relatos de que o governo de Assad pode estar se preparando para usar armas químicas.

O próximo passo será uma reunião de alguns dias com graduadas autoridades norte-americanas e russas para discutir o que será feito a seguir, disse Hillary. "Cada um de nós com alguma influência no regime ou na oposição precisa se comprometer com Brahimi para um esforço sincero."

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software