Decisão valerá para os supermercados, mini-mercados, atacarejos e até mesmo lojas de materiais de construção / Pixabay/Pexels
Continua depois da publicidade
Uma decisão fará com que os supermercados do Espírito Santo fechem aos domingos a partir de um determinado período de 2026. A medida acontece diante de uma decisão envolvendo sindicatos e patronais, que querem ver se um modelo aplicado na Europa funciona no Brasil.
O acordo foi fechado no último dia 13 de novembro, mas não começará a valer de imediato, e sim em um determinado período.
Continua depois da publicidade
Leia também: Mercado russo chega neste ano ao território brasileiro e promete preços mais baixos.
A nova regra está prevista para acontecer no período de 1º de março de 2026 até 31 de outubro do mesmo ano. Após esse período, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) e o Sindicato dos Comerciários irão discutir os resultados durante a Convenção Coletiva de Trabalho.
Continua depois da publicidade
A medida será válida para supermercados, mercados, atacarejos e lojas de material de construção que possuam funcionários contratados.
Entretanto, ela não afetará os shoppings, que continuarão abertos aos domingos e feriados em todo o estado.
Embora a medida tenha sido aprovada recentemente, durante o período do verão 2025/2026, os estabelecimentos mencionados vão continuar funcionando normalmente aos domingos.
Continua depois da publicidade