Cotidiano

Estação de controle do reservatório 3 no Guarujá tem obras finalizadas

Serviço beneficiará mais de 13 mil moradores do bairro Santo Antônio

Da Reportagem

Publicado em 14/06/2024 às 08:24

Atualizado em 14/06/2024 às 08:28

Comentar:

Compartilhe:

O projeto completo prevê a construção de três reservatórios controlados por comportas, reconstrução de canais, obras de drenagem, pavimentação, calçadas, guias e sarjetas / Divulgação/Imprensa do Guarujá

A estação de controle do reservatório 3, que está sendo construído no bairro Santo Antônio, em Guarujá, teve as obras concluídas. O serviço integra as obras de macrodrenagem do Rio Santo Amaro, que armazenará mais de 10 milhões de litros de água, com o objetivo de reduzir as enchentes naquela região.

Nessa estação de controle, ficarão as válvulas flap, que serão abertas e fechadas de acordo com a quantidade de chuvas e o aumento da maré. O projeto completo prevê a construção de três reservatórios controlados por comportas, reconstrução de canais, obras de drenagem, pavimentação, calçadas, guias e sarjetas.

No reservatório 1, está sendo executado o acesso à estação de controle e, no reservatório 2, é realizada escavação. O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio do Programa Avançar Cidades está investindo R$ 77,5 milhões.

O secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Mauro Braga, explica que o maior objetivo é fazer com que as chuvas intensas não afetem mais o bairro.

O conjunto de intervenções proposto inclui um sistema de proteção contra inundações, ampliação da capacidade dos canais e galerias existentes, associado a um sistema de proteção dos efeitos da maré”, afirma. 

Projeto

Segundo o projeto, os piscinões ficarão no final de cada canal, próximos ao Rio Santo Amaro e, entre eles, haverá um dique de proteção. O serviço de macrodrenagem é o maior realizado na Baixada Santista neste momento.

As obras vão beneficiar 13.665 pessoas que vivem nessa região, aponta dados da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan). O Santo Antônio é um dos bairros mais populosos de Guarujá. Sua área totaliza 1,24 km², sendo que 92% estão ocupados.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Estado de SP está com mais de 16 mil vagas de trabalho; confira os cargos

Oportunidades estão sendo disponibilizadas pelos vários PATs do estado

Santos

Litoral de SP recebe local para consultas médicas a preços acessíveis; veja o local

Unidade oferecerá uma gama de especialidades, incluindo clínica geral

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter