A pesquisa analisou o comportamento de 2 mil motoristas no Reino Unido / Freepik
Continua depois da publicidade
O tipo de carro que você dirige pode revelar mais sobre sua personalidade do que você imagina. Um estudo realizado pelas universidades do Estado de Ohio (EUA) e de Luxemburgo apontou que motoristas de determinados carros tendem a apresentar mais traços de narcisismo, como senso exagerado de autoimportância, necessidade de admiração e pouca empatia.
A pesquisa analisou o comportamento de 2 mil motoristas no Reino Unido, que responderam a um teste psicológico para medir o grau de narcisismo.
Continua depois da publicidade
Esse acessório de R$10 pode evitar acidentes no trânsito, e você ainda não usa
Em seguida, os dados foram cruzados com informações como marca do carro, tipo de combustível e personalizações dos veículos.
Continua depois da publicidade
O resultado? Os condutores de BMW ficaram no topo do ranking com a maior pontuação média de narcisismo: 14,4 em uma escala de 40 pontos.
Marca de carro | Pontuação média de narcisismo
Motoristas de Mercedes (12,3) e Honda (12,0) também apareceram entre os mais narcisistas. Por outro lado, os condutores de Volvo foram os menos narcisistas, com uma média de 7,1 pontos, seguidos por Skoda e Renault.
Continua depois da publicidade
Acessório queridinho de decoração para carro virou febre, mas pode render multa
Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a BMW aparece em estudos sobre comportamento ao volante. Em levantamentos anteriores, seus motoristas também foram associados a traços psicopáticos, como maior impulsividade e menor empatia.
O estudo foi além e analisou o tipo de combustível dos veículos. Surpreendentemente, os motoristas de carros elétricos apresentaram os maiores níveis de narcisismo entre todos os grupos, com média de 14,2 pontos.
Continua depois da publicidade
Isso contrariou a expectativa dos pesquisadores, que esperavam encontrar traços de personalidade mais empática entre quem opta por veículos sustentáveis.
Elétrico – 14,2
Gasolina/Diesel – 10,2 (empate)
Continua depois da publicidade
Híbrido a diesel – 9,8
Embora o estudo não afirme que dirigir uma marca específica torne alguém narcisista, ele sugere que pessoas com esse perfil tendem a se identificar com certas marcas ou estilos de carro.
A escolha do veículo pode, assim, refletir características da personalidade de cada um.
Continua depois da publicidade
A pesquisa foi realizada em março de 2025, com motoristas do Reino Unido, e foi encomendada pelo site Scrap Car Comparison.