Cotidiano

Especialistas fazem alerta sobre boato de que Terra ficará no escuro por 6 minutos

Informações distorcidas sobre eclipse solar de 2027 geram desinformação nas redes; evento astronômico ocorrerá apenas em regiões específicas e não afetará o planeta inteiro

Ana Clara Durazzo

Publicado em 28/07/2025 às 09:55

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A origem do boato estaria relacionada a uma má interpretação de um evento astronômico real: o eclipse solar total programado para ocorrer em 2 de agosto de 2027 / Pixabay/Pexels

Continua depois da publicidade

Nos últimos dias, um boato viralizou nas redes sociais ao afirmar que a Terra mergulharia em escuridão total por seis minutos no próximo sábado, 2 de agosto. A alegação, que gerou apreensão em parte do público, não possui qualquer respaldo científico.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo especialistas, é fisicamente impossível que o planeta inteiro fique simultaneamente no escuro, e o fenômeno citado refere-se, na verdade, a um eclipse solar previsto apenas para 2027, e visível em áreas específicas do globo.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• 'Congelaço Atmosférico' pode atingir cidade brasileira e provocar fenômeno único; entenda

• Dia mais curto do ano: Fenômeno misterioso acelera rotação da Terra nesta terça (22)

• O núcleo da Terra parou? Cientistas alertam para fenômeno que pode mudar tudo

Entenda também sobre o 'congelaço atmosférico' que pode atingir cidade brasileira e provocar fenômeno único

De acordo com astrônomos, para que a Terra inteira ficasse sem luz solar ao mesmo tempo, seria necessário um objeto maior do que o próprio planeta bloqueando completamente os raios solares, algo que não apenas é inviável tecnologicamente, como também jamais foi observado na história.

Continua depois da publicidade

A origem do boato estaria relacionada a uma má interpretação de um evento astronômico real: o eclipse solar total programado para ocorrer em 2 de agosto de 2027. O fenômeno será o mais longo eclipse solar total do século 21, com duração máxima de 6 minutos e 23 segundos na cidade de Luxor, no Egito. No entanto, ele será visível apenas em uma faixa específica da superfície terrestre, passando por países como Espanha, Marrocos, Líbia, Arábia Saudita e Somália, e não provocará escuridão global.

O que é o eclipse de 2027?

O eclipse de 2027 ocorrerá dentro da chamada “faixa de totalidade”, que terá até 258 quilômetros de largura e se estenderá do sul da Espanha até o Chifre da África. Entre as cidades que poderão observar a escuridão temporária estão Cádiz (Espanha), Tânger (Marrocos), Benghazi (Líbia), Meca (Arábia Saudita) e Luxor (Egito).

O fenômeno será maior que os eclipses solares totais mais recentes. Em 2017, por exemplo, o eclipse visível nos Estados Unidos durou 2 minutos e 40 segundos. Em 2024, um eclipse com visibilidade na América do Norte teve duração de 4 minutos e 28 segundos.

Continua depois da publicidade

Segundo os cientistas, eclipses totais ocorrem, em média, a cada 18 meses, mas raramente são visíveis na mesma região do planeta. Antes do evento de 2027, está previsto um eclipse solar total em 12 de agosto de 2026, com visibilidade entre a Islândia e a Península Ibérica.

Importância científica

Além do espetáculo visual, eclipses solares são oportunidades valiosas para a ciência. O de 2027, por sua longa duração, será aproveitado por astrônomos em experimentos que envolvem testes relacionados à teoria da relatividade geral de Albert Einstein, entre outros estudos sobre o Sol e a atmosfera terrestre.

Alerta para desinformação

Especialistas ressaltam que teorias falsas como a da "escuridão global" costumam se espalhar com facilidade nas redes sociais ao misturarem dados verdadeiros com distorções. A recomendação é sempre buscar fontes confiáveis antes de compartilhar informações sobre fenômenos astronômicos.

Continua depois da publicidade

Não há, portanto, nenhuma previsão ou evidência de que a Terra ficará completamente às escuras neste sábado, como sugerem as mensagens falsas. O eclipse de 2027, por sua vez, seguirá restrito a determinadas regiões do planeta e será um dos eventos celestes mais aguardados da próxima década.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software