A mistura do vinagre branco com a casca da laranja é poderosa e milagrosa para o lar / Reprodução/ChatGPT
Continua depois da publicidade
Recentemente, a internet repercutiu uma combinação de álcool com cascas de tangerina como uma alternativa para limpar a casa e até servir como purificador de ar. A ideia parece simples, mas será que especialistas aprovam essa mistura caseira? Bem... depende do ponto de vista.
Um estudo publicado na revista AppliedChem diz que as cascas de tangerina contêm flavonoides, compostos fenólicos e óleos essenciais como o limoneno, reconhecidos por sua atividade antioxidante e por apresentarem certa capacidade antimicrobiana em testes de laboratório. Essas substâncias podem ser facilmente extraídas para o álcool etílico.
Continua depois da publicidade
Outras pesquisas semelhantes ainda mostram que extratos alcoólicos de cascas de frutas cítricas (como tangerina, laranja e limão) inibem o crescimento de bactérias como Escherichia coli e Staphylococcus aureus em condições controladas.
Entretanto, estes cientistas esclarecem que esses resultados correspondem a testes de laboratórios e não significam que a mistura doméstica atinge a mesma eficácia de um produto licenciado.
Continua depois da publicidade
Há sites especializados que explicam que a mistura caseira pode funcionar como um limpador ecológico para vidros, mesas e superfícies, além de atuar como um desengordurante suave. O álcool teria a função básica de desinfecção, enquanto a casca traria aroma cítrico e alguns compostos favoráveis para a limpeza.
Basicamente, ainda não há evidências conclusivas de que a combinação caseira seja tão eficaz quanto desinfetantes convencionais. Seus principais benefícios comprovados são o aroma refrescante e o potencial de reduzir o uso de cheiros artificiais. É importante usar com cautela.
Caso tenha se interessado pela receita, confira abaixo no vídeo do canal Dicas Simples.
Continua depois da publicidade