X

Cotidiano

Especialista fala sobre acidentes com animais marinhos

Devido ao ­histórico de ocorrências nas praias da Baixada Santista, turistas e munícipes devem ficar atentos para não serem ­vítimas

Da Reportagem

Publicado em 03/02/2018 às 10:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Durante o verão, é comum que os acidentes com animais marinhos aumentem / Venilton Kuchler/Fotos Públicas

Durante a época do verão, é comum que os acidentes com animais marinhos aumentem. Devido ao ­histórico de ocorrências nas praias da Baixada Santista, turistas e munícipes devem ficar atentos para não serem ­vítimas.

De acordo com o professor doutor em dermatologia e especialista em animais marinhos, Vidal Haddad Junior, a maior parte dos acidentes na região é causada por bagres, águas-vivas ou caravelas.

“É possível que certas populações de animais tenham aumento no verão. Já observei dois surtos de caravelas na Baixada nos últimos dez anos, o primeiro na Praia Grande, e o outro no Guarujá”, comenta o ­professor.

Em caso de acidentes com águas-vivas, o especialista recomenda fazer compressas de água do mar gelada para controlar a dor. A água doce não é indicada, pois ela piora o quadro. Além disso, fazer banho de vinagre também diminui a quantidade de veneno injetada.

Na maioria das vezes, os acidentes com águas-vivas são de leves a moderados. “Se houver chiado no pulmão, dificuldades para respirar, lesões de pele longe do local atingido, desorientação ou inconsciência, procure socorro imediatamente”, orienta.

O hospital também deve ser procurado em caso de acidentes com bagre, pois podem ter ferrões quebrados no ferimento, que são ­identificados por raio-x. “Se o bagre estiver na areia por poucas horas, ainda pode envenenar e a dor é intensa”, relata Haddad. “Já se o peixe está deteriorado, o risco de infecção é grande, especialmente a quebra de ferrões, que exigem cirurgia”, complementa.

Segundo o especialista, para aliviar a dor, deve-se fazer uma imersão em água morna, por 30 a 90 ­minutos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter