Cotidiano
Muita gente pensa que deixar a chave na fechadura por dentro é uma forma eficaz de se proteger de ladrões ou criminosos. No entanto, especialistas alertam que essa prática pode ter efeito contrário
Samuel Prieto, especialista do Instituto Superior de Segurança Pública (Netpol), explicou suas ideias sobre o tema em participação no famoso podcast El Panda Inverso / Pexels
Continua depois da publicidade
Muita gente pensa que deixar a chave na fechadura por dentro é uma forma eficaz de se proteger de ladrões ou criminosos.No entanto, especialistas alertam que essa prática pode ter efeito contrário.
Segundo eles, embora pareça uma medida preventiva, isso pode facilitar roubos acidentais e dificultar uma evacuação rápida em caso de emergência.
Continua depois da publicidade
Além disso, cria uma falsa sensação de controle e segurança. Por exemplo, gera a impressão de que fizemos tudo o que era possível, quando na verdade existem formas muito mais eficientes de proteção.
Entre essas alternativas estão: fechaduras adicionais, hábitos de vigilância e o uso de fechaduras digitais ou elétricas.
Continua depois da publicidade
Ainda nesse assunto, No radar do crime: quais são as marcas de motos mais 'adoradas' pelos ladrões?
Samuel Prieto, especialista do Instituto Superior de Segurança Pública (Netpol), explicou suas ideias sobre o tema em participação no famoso podcast El Panda Inverso.
Segundo ele, trancar portas dessa forma não oferece segurança adicional e pode até ser contraproducente. “Na maioria dos países europeus, é proibido usar uma fechadura com um trinco simples que não permite que a porta seja aberta por fora se a chave for deixada por dentro”, afirma.
Continua depois da publicidade
Em outra reunião, um grupo de especialistas abordou os riscos dessa prática, especialmente em portas com fechaduras de chave única.
O principal problema é que deixar a chave na fechadura pode dificultar a evacuação em situações de emergência e facilitar a entrada de criminosos em caso de arrombamento.
Por isso, recomenda-se o uso de cilindros com fechadura dupla ou prioritária, que permitem abrir a porta por fora mesmo quando a chave está no interior, oferecendo maior segurança e flexibilidade.
Continua depois da publicidade