Espaço do Idoso, em Santos, inicia atividades com mais de 1600 alunos inscritos

Dentre os fatores determinantes para o envelhecimento saudável, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o estilo de vida corresponde a 75%

Comentar
Compartilhar
21 MAR 2018Por Da Reportagem19h50
Ainda há vagas para algumas modalidades, como Alongamento e Fit DanceFoto: Divulgação/PMS

As aulas no Espaço do Idoso retornaram na semana passada para os mais de 1.600 alunos inscritos nas 19 modalidades oferecidas este ano: Alongamento, Arte Reciclada, Crochê, Culinária, Dança de Salão, Dança do Ventre, Dança Flamenca, Educação Financeira, Fisioterapia, Fit Dance, Fotografia, Ginástica Geriátrica, Inglês, Meditação, Pilates, Ritmos, Tai Chi Chuan, Yoga e Zumba.

Guiomar da Silva Furtado Rocha, dona de casa, 80 anos, já estava ansiosa para retornar para as suas aulas. "Eu moro sozinha, por isso já não via a hora de voltar para reencontrar as minhas amigas para colocarmos o papo em dia. Além disso, me faz falta dançar e fazer exercícios", afirmou ela, que frequenta as aulas de Ginástica, Ritmos e Yoga no equipamento desde a sua inauguração em 2016. "Amo este espaço. Inclusive, fico conferindo no relógio a cada minuto o horário da minha aula começar".

Já a aposentada Terezinha Enézia Ramos, também de 80 anos, foi lembrada do retorno das aulas pelo seu professor quando o encontrou por acaso durante um passeio. "Fiquei muito feliz e animada quando soube. Tratei logo de me organizar para voltar, não falto em uma aula".

A Coordenadora de Políticas para a Pessoa Idosa, Ana Bianca Flores Ciarlini, ressalta a importância das atividades para o bem estar e a saúde da pessoa nesta faixa etária. "Não se trata apenas do exercício físico que a modalidade pode proporcionar, é o bem estar, a felicidade, a satisfação de reencontrar os amigos. É fundamental esta parte social".

Dentre os fatores determinantes para o envelhecimento saudável, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o estilo de vida corresponde a 75%. "Trata-se de comer bem, praticar esportes, eliminar vícios, socializar e ter bom humor. Este é o segredo para uma vida longa, saudável e feliz".

Ainda há vagas para algumas modalidades, como Alongamento, Fit Dance e Ritmos, mas os interessados devem se apressar. Para se inscrever, é preciso comparecer no equipamento das 8h às 18h, e ter em mãos comprovante de residência de Santos, RG, CPF, duas fotos 3x4 recentes e atestado médico.

O Espaço fica na Rua Comendador Alfaia Rodrigues, 260, Embaré. Mais informações pelo telefone 3284-2716. É vinculado a Coordenadoria de Políticas para a Pessoa Idosa, da Secretaria de Desenvolvimento Social.