Esmeralda terá cerca de 500 novas vagas de educação infantil e creche

Bairro receberá ainda diversas obras relacionadas a infraestrutura

Comentar
Compartilhar
08 JAN 2019Por Da Reportagem04h30
A ordem de serviço para realização desta ação foi assinada pelo prefeito da Cidade, Alberto MourãoA ordem de serviço para realização desta ação foi assinada pelo prefeito da Cidade, Alberto MourãoFoto: Divulgação/PMPG

Um importante reforço na área da Educação para os moradores do Bairro Esmeralda foi anunciado nesta segunda-feira (7). Esta região de Praia Grande contará com cerca de 500 novas vagas de educação infantil e creche nas escolas municipais Paulo de Souza Sandoval e João Batista Resine Alves. A ordem de serviço para realização desta ação foi assinada pelo prefeito da Cidade, Alberto Mourão, em visita a sede da Associação de moradores do bairro. A iniciativa faz parte do pacote de obras e inaugurações em comemoração ao aniversário de 52 anos de emancipação político-administrativa do Município, festejado no dia 19 de janeiro.

Outro serviço que será executado no Esmeralda, confirmado pelo prefeito também com a assinatura de ordem de serviço, foi o das obras da segunda fase da remodelação da Avenida Diamantino Cruz Ferreira Mourão, que ganhará uma ciclovia e calçadas. Serão realizadas a colocação de guias, sarjetas e recuperação da pavimentação asfáltica da via.

O trecho beneficiado vai da Avenida Lazar Segal até altura da Rua Ascenso Ferreira, totalizando cerca de 2,5 quilômetros. A obra total da Diamantino Cruz contempla, além do Esmeralda, os Bairros Samambaia e Ribeirópolis. O investimento total será de R$ 6.177.126,29. A primeira fase, já executada, vai da Avenida Milton de Oliveira, no Melvi, até a altura do Viaduto Samambaia, cerca de 900 metros.

“Sabemos que milhares de pessoas utilizam bicicletas para se locomover, para trabalhar ou em um momento de lazer. Por isso estamos investindo na criação de uma grande ciclovia que interligará os bairros, desde o Cidade da Criança até o Ribeirópolis. Com isso isolamos definitivamente da pista para automóveis a faixa para os ciclistas antes existente, criando um espaço exclusivo para estes, que lhes garantirá maior segurança e conforto. O início das obras da Via do Cidadão no Esmeralda também merece destaque nesta questão da mobilidade urbana", disse o prefeito.

Ao final das obras a ciclovia nesta região de Praia Grande totalizará cerca de 13 quilômetros de extensão, ladeando a Avenida Diamantino da Cruz Ferreira Mourão, do bairro Cidade da Criança até o Ribeirópolis. “É um trabalho que melhora a mobilidade urbana de todo o entorno da via, beneficiando milhares de moradores”, comentou a secretaria de Obras Públicas de Praia Grande, Eloisa Ojea.

Além das novas vagas nas escolas municipais e também da remodelação da Avenida Diamantino Cruz, o Esmeralda receberá outras importantes melhorias. Ainda na área da Educação, a instalação de equipamentos para acessibilidade na EM Professora Maria Clotilde Lopes Rigo, além da reforma do porto primário da EM João Batista Resine Alves. Outro destaque fica por conta das ações voltadas a sustentabilidade, como a ampliação da coleta seletiva e a criação de um Ecoponto.

Para a presidente da Associação de Moradores do Esmeralda, Cleusa Rodrigues de Lima, o anúncio dessas obras vai ao encontro com o anseio da população residente no bairro. “Tudo isso mostra essa atenção especial que a Prefeitura tem com a agente. As obras são muito importantes porque vão melhorar a qualidade de vida de todos nós que moramos aqui. Tenho certeza que o bairro ganhará muito com essas obras”.

Solemar

Ainda nesta segunda-feira, a Prefeitura de Praia Grande confirmou uma série de obras que serão desenvolvidas no Solemar. Os principais serviços serão na área da Segurança Pública, com a instalação de novas câmeras que integrarão o parque tecnológico de videomonitoramento do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe). Atualmente, Praia Grande conta com mais de 2.100 câmeras espalhadas por toda Cidade. Melhorias na iluminação da praia e a ampliação da coleta seletiva também foram anunciados.

Válido destacar que o aspecto visual da orla da praia, no trecho que vai do Bairro Mirim até o Solemar (cerca de 12 km), já está mudando. É que já foram iniciados os trabalhos de revitalização do calçadão neste trecho. O investimento é de aproximadamente R$ 18,2 milhões.

Calendário

O calendário de eventos alusivo ao aniversário de 52 anos de Praia Grande prossegue nesta terça-feira (8). Será realizada a entrega de parte das obras do Centro Expandido do Bairro Boqueirão, serviços efetuados entre as avenidas Costa e Silva e Paris. Também serão anunciadas melhorias nos bairros Real e Melvi, nas áreas de educação, esporte, meio ambiente, além de obras estruturais como pavimentação de vias.