Continua depois da publicidade
O ex-agente da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) dos EUA, Edward Snowden, disse hoje que quer asilo político da Rússia até encontrar uma forma segura de chegar a algum país da América Latina que ofereceu asilo a ele.
Snowden expressou desejo de permanecer na Rússia após quase três semanas de permanência no aeroporto de Moscou reflete suas estreitas opções após os EUA terem recolhido seu passaporte, pressionando os países a rejeitarem seus pedidos de asilo e se esforçando para evitar que Snowden consiga chegar a qualquer país que queira recebê-lo.
A permanência de Snowden na Rússia, onde o governo disse que ele está disposto a aceitá-lo apenas se ele deixar suas atividades, significará permanecer em um país que a muito tempo faz grandes operações de espionagem e demonstrou grande hostilidade à própria transparência de seus defensores.
Continua depois da publicidade
Snowden disse que está pronto para cumprir com as condições impostas pelo presidente Vladimir Putin de interromper o vazamento de informações, mas não houve resposta imediata do gabinete de Putin.
Snowden permanece escondido no aeroporto de Moscou desde sua chegada à Rússia em 23 de junho vindo de Hong Kong, onde ele fez revelações sobre as ações de espionagem dos EUA. Na ocasião, ele havia reservado um lugar em um voo para Cuba para o dia seguinte à sua chegada a Moscou, mas não conseguiu pegar o avião e desde então permaneceu fora dos olhos do público até esta sexta-feira.
Continua depois da publicidade