A ação tem como principal objetivo assegurar a segurança alimentar dos alunos / Divulgação/Agência SP
Continua depois da publicidade
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) iniciou nesta segunda-feira (5) a ação ‘almoço nas férias’, que mantém escolas estaduais abertas para oferecer refeições aos estudantes durante o recesso escolar de janeiro.
O atendimento ocorre entre os dias 5 e 30 de janeiro, de segunda a sexta-feira, com a distribuição do almoço no horário das 11h às 13h30. A iniciativa contempla unidades com gestão centralizada de alimentação, modelo no qual a própria Seduc-SP é responsável pela contratação das cozinheiras e pela aquisição dos alimentos.
Continua depois da publicidade
“O cardápio das férias de janeiro segue o cuidado com os grupos nutricionais oferecidos às crianças, adolescentes e adultos que estudam na rede. No recesso do meio do ano, em julho, foram servidas nove mil refeições em todas as regiões do estado”, afirmou o secretário da Educação, Renato Feder.
A ação tem como principal objetivo assegurar a segurança alimentar dos alunos mesmo durante o período sem aulas, utilizando a estrutura das escolas para fornecer refeições planejadas de acordo com a demanda informada pelas famílias até o mês de dezembro.
Continua depois da publicidade
Durante todo o mês de férias, nutricionistas da rede estadual acompanham e orientam as equipes escolares para a manutenção de cardápios equilibrados.
Participam do programa apenas unidades localizadas em municípios com sistema de alimentação centralizado, no qual o Governo do Estado assume diretamente os contratos e a logística de insumos.
As equipes de cozinha também contam com apoio do material “Sabores Paulistas”, e-book que reúne 83 receitas premiadas no Concurso de Receitas das Cozinheiras Escolares. Todas as preparações utilizam ingredientes comuns às despensas das unidades.
Continua depois da publicidade
O conteúdo está disponível gratuitamente on-line, e a versão impressa começou a ser distribuída para as 91 diretorias regionais de ensino e para cerca de 5 mil escolas estaduais.
O mês de janeiro também marca o período de matrículas para estudantes vindos de escolas particulares, de outros estados ou que desejam retornar à rede pública. Também é possível consultar os resultados da pré-matrícula e dos pedidos de transferência realizados em setembro.
O cadastro e a consulta podem ser feitos pelo sistema SED, na opção “consulta pública de matrícula”, além dos postos do Poupatempo e das próprias escolas. Alunos já matriculados na rede estadual em 2025 têm a vaga renovada automaticamente para o próximo ano. O início do ano letivo está previsto para 2 de fevereiro.
Continua depois da publicidade