Escolas em Santos receberão novos equipamentos para combate a incêndio

São as unidades mais antigas que precisam atender aos novos requisitos para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)

Comentar
Compartilhar
23 JUN 2021Por Da Reportagem21h06
A Prefeitura abriu licitação visando definir a empresa que vai fornecer e instalar os equipamentos e materiais necessários a cada escolaA Prefeitura abriu licitação visando definir a empresa que vai fornecer e instalar os equipamentos e materiais necessários a cada escolaFoto: Marcos Santos/USP Imagens

Um total de 33 escolas municipais distribuídas por 19 bairros santistas vão passar por adequação quanto às normas de segurança para prevenção e combate a incêndio. São as unidades mais antigas que precisam atender aos novos requisitos para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).

A Prefeitura abriu licitação visando definir a empresa que vai fornecer e instalar os equipamentos e materiais necessários a cada escola. A abertura dos primeiros envelopes, da habilitação, ocorrerá no dia 2 de julho. As obras começam no próximo semestre, após a conclusão do processo. O prazo para realizar os serviços é de 12 meses.

"Os serviços e equipamentos a serem contratados envolvem sinalização e rota de fuga, manutenção e instalação de bombas, hidrantes, sistema de alarme, extintores e pequenos reparos", informa o engenheiro Ronald Lima, chefe do Departamento de Planejamento de Obras da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi).

OBTENÇÃO DO AVCB

A empresa contratada será responsável pelos testes de verificação dos aparelhos, bem como das instalações hidráulicas, elétricas e outros que forem necessários. Terá que reunir toda a documentação necessária, recolher taxas e efetuar o trâmite burocrático para a obtenção do AVCB junto ao Corpo de Bombeiros.

As adequações vão contemplar 13 unidades da Zona Noroeste, 11 da Zona Leste e Intermediária, uma da Região Central Histórica, três da Área Continental e cinco dos morros. O valor total dos materiais e serviços é de R$ 715.004,25, recursos da Prefeitura e de convênios federais e estaduais.

Confira as escolas que receberão os equipamentos de segurança: