X

Cotidiano

Escolas em Santos reabrem após recesso com foco no presencial de 100% em agosto

Após recesso escolar, as unidades da rede municipal receberam as crianças, ainda de forma híbrida, mas já de olho na mudança prevista para dia 2 de agosto

Da Reportagem

Publicado em 22/07/2021 às 15:00

Atualizado em 22/07/2021 às 16:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Neste retorno de até 100% dos alunos, os pais vão poder optar pelo ensino remoto, sem a necessidade de levar os filhos à unidade / Divulgação/PMS

"Brincar e se divertir com os amiguinhos". Esse era o desejo de Daniela Reis Augusto, 8 anos, aluna do 2° ano da escola Pe. Waldemar Valle Martins (Macuco), no retorno às aulas nesta quinta-feira (22). Após recesso escolar, as unidades da rede municipal receberam as crianças, ainda de forma híbrida, mas já de olho na mudança prevista para dia 2 de agosto, quando poderão receber até 100% dos alunos, todos os dias, de acordo com novas orientações do Plano São Paulo de combate à covid-19 e de acordo com a capacidade estrutural de cada unidade, avaliada pelos supervisores de ensino.

Neste retorno de até 100% dos alunos, os pais vão poder optar pelo ensino remoto, sem a necessidade de levar os filhos à unidade, principalmente os que apresentam alguma comorbidade. A diretora da Pe. Waldemar, Andrea Simões Torres, afirmou que está ouvindo a comunidade escolar do bairro para organizar o dia a dia.

"Estamos ouvindo os pais para saber o que pensam sobre esse retorno e se vão aderir. Estamos nos preparando, tomando todas as precauções para o distanciamento das carteiras em sala de aula, que agora vai ser de um metro; também temos reuniões marcadas com a Secretaria de Educação para definir os últimos detalhes do que vai ser adotado a partir de 2 de agosto", explica Andrea.

UM METRO DE DISTÂNCIA

Segundo a secretária adjunta de Educação, Maria Helena Marques, o que muda é o distanciamento de um metro entre os alunos em todas as atividades desenvolvidas na escola. "Os alunos têm o direito, por lei, de ter o seu metro quadrado dentro da sala de aula, mas agora o que vamos organizar é que eles tenham esse metro quadrado em todos os espaços da escola, inclusive nas rodas de conversa e na hora do lanche. Nosso foco principal é no retorno presencial às aulas com toda a segurança", garante Maria Helena.

A professora adjunta Magda Maximina dos Santos disse que os alunos estavam ansiosos pelo retorno. "Eles sentem falta dessa aproximação. É um momento de troca muito rico. Temos respeitado e observado todos os cuidados sanitários para esse retorno, mas também tem essa felicidade de poder conversar e interagir com eles presencialmente".

Sem ter irmãos, o aluno Lucas de Carvalho, 6 anos, estava contente com o retorno. "Tava cansado de ficar em casa, tenho muitos primos, mas estava com saudades dos meus amiguinhos".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter