Cotidiano

Escolas de Guarujá valorizam inclusão no Dia Internacional do Autismo

Filmes explicativos para os alunos e atividades lúdicas aplicada aos educadores vão marcar a data na Cidade

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 28/03/2013 às 17:41

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A rede municipal de ensino de Guarujá realiza programação diferenciada a partir desta segunda-feira (1º). A iniciativa da Secretaria de Educação se deve ao Dia Internacional do Autismo, comemorado no próximo dia 2.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em virtude ao marcante dia para a educação especial, as escolas municipais elaboraram momentos lúdicos de orientação e conscientização aos pais, educadores e alunos sobre a importância da inclusão de crianças com necessidades especiais na escola e também à família na vida dessas pessoas.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cerca de 1,7 milhão de veículos devem deixar São Paulo no feriado

• Guarujá vai contar com duas academias ao ar livre para pessoas com deficiência

• Prefeitura faz mutirão de limpeza e combate à dengue no Morro do Engenho

Para a educadora da Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria de Educação, Selma Vicente, o trabalho realizado nas escolas é baseado na orientação, conscientização e informação. “Os momentos lúdicos buscam apresentar ao público a importância da inclusão de crianças com autismo.” Selma acredita que o primeiro passo para o auxílio dessas crianças é o conhecimento geral da deficiência.

A decoração e as atividades pretendem focar na cor azul, que é o marco do diagnóstico. Devido ao fato comprovado de que a maioria das crianças que possui a deficiência são meninos, e a cor é associada mundialmente ao sexo masculino, se transformou em símbolo do autismo.

Continua depois da publicidade

O autismo

É uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas). Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID).

Mais recentemente cunhou-se o termo Transtorno do Espectro Autista (TEA) para englobar o Autismo, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software