X

Cotidiano

Escolas de Guarujá deverão afixar 'alertas' sobre drogas, álcool e tabaco

Projeto de Lei 160/2019, aprovado na última terça-feira (10/9), estabelece a obrigatoriedade de unidades divulgarem materiais educativos sobre o tema

Da Reportagem

Publicado em 13/09/2019 às 15:15

Atualizado em 13/09/2019 às 15:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Projeto de lei estabelece a obrigatoriedade de afixação de avisos sobre os malefícios do fumo, bebidas alcoólicas e drogas ilícitas / Agência Brasil

Foi aprovado na última terça-feira (10/09), e aguarda a sanção do Executivo, o Projeto de Lei 160/2019, de autoria do vereador Joel Agostinho (MDB), que estabelece a obrigatoriedade de afixação de avisos sobre os malefícios do fumo, bebidas alcoólicas e drogas ilícitas, nas escolas públicas de Guarujá e de Vicente de Carvalho.  
 
De acordo com a propositura, esse materiais deverão estar presentes em locais visíveis e neles constarem a seguinte expressão: "O fumo e a bebida alcoólica são terrivelmente prejudiciais à saúde; a droga mata". 
 
Justificativa

A criação do projeto, segundo Joel Agostinho, se deu por conta do alto índice de jovens que têm contato com substâncias nocivas à saúde, ainda na fase escolar.
 
Segundo Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE), cerca de 55% dos jovens que ainda estão no 9º ano do ensino fundamental afirmam já ter experimentado pelo menos uma dose de bebida alcoólica. 
 
"Esse consumo desenfreado pode se iniciar por lazer, por convívio com o meio social ou até mesmo para diminuir os efeitos da ansiedade. No entanto, o risco à saúde é alto, pode levar ao uso abusivo ou vicio, o que compromete a saúde e as relações pessoais", enfatiza o autor da proposta.

Trâmite 

O projeto agora segue para análise do prefeito Válter Suman (PSB), a quem cabe sancioná-lo ou vetá-lo. Caso sancionado, torna-se lei e entra em vigor a partir da data de publicação no Diário Oficial do Município.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter