Cotidiano

Escola do Litoral de São Paulo segue na disputa para ser a melhor do mundo

Unidade estadual Parque dos Sonhos, de Cubatão, está entre as 10 melhores do mundo; votação popular segue a próxima terça (8)

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 06/07/2025 às 06:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Escola Estadual Parque dos Sonhos, localizada no bairro Jardim Nova República, em Cubatão / Divulgação/GovernoSP

Continua depois da publicidade

A Escola Estadual Parque dos Sonhos, localizada no bairro Jardim Nova República, em Cubatão, foi selecionada entre as 10 finalistas do World’s Best School Prizes (Prêmio Melhor Escola do Mundo), na categoria Superação de Adversidades. A votação popular está aberta até terça-feira, 8 de julho, pelo site vote.worldsbestschool.org.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A premiação internacional é organizada pela instituição T4 Education e reconhece escolas que promovem transformações significativas nas comunidades onde atuam. A unidade de Cubatão disputa com escolas de países como Austrália, Palestina, Uganda, Paquistão, Colômbia, Argentina, Reino Unido e Estados Unidos. No Brasil, apenas duas escolas concorrem na mesma categoria: a Parque dos Sonhos e a EMEF Saint-Hilaire, de Porto Alegre.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Primeira escola pública de surf do Brasil está em Santos e celebra 34 anos de existência

• Escola em comunidade do Litoral de SP é finalista do prêmio Melhor Escola do Mundo

• Escola do litoral de São Paulo realiza semana dedicada à diversidade

A indicação da escola se deu pelo projeto pedagógico que foca no acolhimento, no enfrentamento à violência e no incentivo à aprendizagem com ações integradas. Entre os 21 projetos em andamento, destacam-se a patinação artística, teatro, esporte e o programa “A Escola Vai à Sua Casa”, que aproxima professores das famílias dos estudantes.

O diretor da unidade, professor Régis Marques Ribeiro, lidera a transformação desde 2016. “Quando cheguei, a escola era conhecida como Parque dos Pesadelos. Hoje é uma referência em acolhimento e cultura de paz”, lembra. Segundo ele, a mudança incluiu o fim de invasões e atos de vandalismo, além de um aumento de 500% no número de matrículas.

Continua depois da publicidade

Ex-alunos como Rafael Henrique Santos, bicampeão brasileiro e vice-campeão mundial de patinação artística, atribuem à escola a base para conquistas profissionais e pessoais. “Foi nessa escola que aprendi a ter empatia e respeito. Ela mudou minha vida”, diz o jovem, hoje estudante em Praia Grande.

Para votar, é preciso acessar o site oficial, selecionar a categoria Overcoming Adversity, localizar a Escola Estadual Parque dos Sonhos (identificada com uma imagem de símbolo da paz formado por alunos), preencher os dados solicitados e confirmar o voto. Cada pessoa pode votar apenas uma vez.

Essa é a segunda vez consecutiva que uma escola da rede estadual de São Paulo chega à fase final da premiação. Em 2023, a EE Deputado Pedro Costa, da capital, ficou entre as três melhores do mundo na categoria Colaboração com a Comunidade.

Continua depois da publicidade

“Estamos muito orgulhosos da Escola Parque dos Sonhos. Os alunos sonham com o futuro dentro da escola, são respeitados, engajados, e isso inspira toda a rede”, afirma o secretário estadual da Educação, Renato Feder.
 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software