Escola de Santos ganha grafite sobre a doação de órgãos - 19 de setembro de 2021

Mais um ponto de Santos servirá de vitrine para o Setembro Verde, campanha realizada durante o nono mês do ano para conscientizar sobre a doação de órgãos e tecidos. Neste sábado (7), o muro do Colégio Ramos Lopez (Gonzaga), ganhou um grafite a respeito do assunto. É o terceiro realizado em prol da campanha deste ano.

A pintura, criada pelo Projeto Arte na Rua, traz a mensagem 'Doe amor, doe vida' estampada na capa de um livro. "Por ser uma escola, a gente quis colocar livros com uma temática mais de educação. Porque falar de algo tão sério quanto a doação de órgãos é algo que também pode ser ensinado nas escolas", explica o artista Carlos Silva, também conhecido como Catts, precursor do projeto de grafite.

A diretora da escola, Daniela Ventura Cabral, conta que aceitou prontamente a ideia de ceder o muro da instituição para a campanha. "Os professores aprovaram o desenho e ficaram super felizes, porque representa a nossa filosofia, que é a doação de amor, valorização da vida e saúde. Posso dizer que não só o colégio ganhou um presente, mas o Gonzaga também".

TRABALHO
O grafite, iniciado e finalizado no mesmo dia, demandou cinco horas de trabalho dos artistas Catts, Júnior Costa e Caio Henrique. Ao todo, foram utilizadas cerca de 30 latas de spray de diversas cores.

GRAFITES ALUSIVOS AO SETEMBRO VERDE
Os grafites alusivos ao Setembro Verde também podem ser conferidos no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Silvério Fontes (Castelo), e na Unidade de Pronto Atendimento da Zona Leste (Estuário). As obras trazem mãos estendendo alguns dos órgãos doáveis, como coração, fígado e rim, e elementos da natureza para trazer leveza ao tema.

A iniciativa da confecção dos painéis foi da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que propôs a intervenção nas duas unidades de saúde, com o intermédio da Secretaria de Governo (Segov), que também apresentou a ideia à direção da escola particular, que cedeu o espaço.