X

Cotidiano

Escola de Guarujá apresenta praia a crianças do interior nesta segunda-feira

Por volta das 13 horas, Unidade municipal Catarina de Oliveira Salgado leva estudantes de Campinas para conhecer a orla da Enseada

Da Reportagem

Publicado em 04/12/2023 às 11:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Desde então, três turmas da Escola Municipal Catarina de Oliveira Salgado, compostas por 75 alunos com idade entre 4 e 5 anos / Divulgação

Um dia recheado de brincadeiras, novas experiências e muita alegria. Assim será esta segunda-feira (4) em Guarujá, para a Escola Municipal Catarina de Oliveira Salgado. É que a unidade recepciona quase 20 crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Helena Novaes Rodrigues, de Campinas, interior de São Paulo, para conhecer a praia. Os pequenos devem chegar junto de seus pais e responsáveis no período da manhã, se dirigindo à orla da Enseada às 13 horas.

A programação faz parte de um “intercâmbio cultural” iniciado no último mês de setembro, pela professora do CEI Mariana Segheto, que localizou a escola guarujaense e resolveu fazer contato. Ela dá aulas à sala de tema “Fundo do Mar”, uma classe de matriculados com idade entre 2 e 3 anos, e propôs o encontro para que finalizassem o ano letivo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Desde então, três turmas da Escola Municipal Catarina de Oliveira Salgado, compostas por 75 alunos com idade entre 4 e 5 anos, das salas roxa e marrom, vem se comunicando com os campineiros. O grupo foi selecionado a partir dos esforços das professoras Daniela Amaral, Renata Cotting Vigliar e Sephora Barros, que compraram a idéia de pronto.

Podcasts, cartas, fotos e vídeos

As educadoras aproveitaram a oportunidade para trabalhar diversas formas de comunicação. Isso porque, periodicamente, as turmas trocaram informações a partir de podcasts, cartas, fotos e vídeos confeccionados durante as aulas. O processo foi fundamental para apresentar curiosidades sobre Guarujá e suas 27 belas praias, envolvendo, inclusive, o envio de um “baú de tesouros” com estrelas do mar, folhas secas e conchas.

O que devemos levar à praia?

As oficinas chegaram ao fim na última semana, com a gravação do vídeo ‘O que devemos levar à praia?’. Dentro dele, a sala roxa retira produtos de uma caixa colorida e ensina aos demais colegas a forma correta de usá-los. Os itens, em formato de figurinhas, são anexados a um mural ao término de cada explicação.

O aluno Joaquim dos Santos, de 5 anos, começou a brincadeira. Ele pegou uma garrafa d’ água e falou sobre sua importância para hidratar o corpo. A estrela do mar e uma seleção de frutas tropicais vierem logo em seguida, despertando curiosidades sobre os animais marinhos, assim como os alimentos e sucos saudáveis para um dia na praia.

Mas não parou por aí. Chinelos, trajes de banho, óculos de sol, bóia, chapéu, brinquedos e protetor solar também integraram a lista. Neste último, os garotinhos Antony Benjamim e Noah Novello, ambos de 5 anos, que têm Transtorno do Espectro Autista (TEA), abordaram a necessidade de seu uso contra queimaduras e câncer de pele. A produção é finalizada com um tchau e até breve animados.

Cinco Básicos

A professora Renata Cotting Vigliar, da sala roxa, disse que está animada. “Já leciono há 25 anos e é a primeira vez que participo de uma programação como essa. Outro ponto maravilhoso é que os pais e responsáveis dos nossos alunos também irão ao encontro, fortalecendo o programa Cinco Básicos”, comemorou.

Durante a visita à Praia da Enseada, toda a comunidade escolar trabalhará os ‘Cinco Básicos’, um conjunto de princípios baseados em evidências científicas que a família pode adotar para o desenvolvimento integral das crianças. Nesta ordem, são eles: dar muito amor e controlar o estresse; falar, cantar e apontar; contar, agrupar e comparar; explorar através do movimento e da brincadeira; ler e discutir histórias.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

CULTURA

Tradicional Festa do Divino promete atrair público em Itanhaém

Programação começa neste sábado (11) com a 'Noite do Soca' e segue até o dia 26 deste mês, no centro histórico da Cidade

Investigação

Estupro contra mulher em situação de rua não foi caso isolado em Santos

No caso publicado esta semana, apesar do acusado negar o crime, a vítima prestou depoimento confirmando ter sido abusada pelo suspeito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter