Equipe multidisciplinar da Prefeitura de Guarujá retira ocupação irregular na Serra do Guararu

Além desses setores o Departamento de Estrada e Rodagem (DER) apoiou a ação com agentes, caminhão e retroescavadeira, juntamente com a Policia Militar, que também integrou a Força Tarefa.

Comentar
Compartilhar
20 MAI 201514h13

Nesta terça-feira (19), uma equipe da Prefeitura de Guarujá, que reuniu diversos representantes das secretarias municipais, realizou uma operação na Serra do Guararu, para retirada de ocupação irregular no KM 9/10 da Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana, conhecida como Guarujá/Bertioga.

A ação de Força Tarefa foi articulada entre as secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento e Assistência Social, Defesa e Convivência Social e Operações Urbanas. Além desses setores o Departamento de Estrada e Rodagem (DER) apoiou a ação com agentes, caminhão e retroescavadeira, juntamente com a Policia Militar, que também integrou a Força Tarefa.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, o local estava sendo degradado ambientalmente pela ocupação irregular, com desmatamento e substituição de espécies nativas por exóticas para fim comercial; alteração do solo por meio da retirada e comercialização de terra, resultando em erosão; deposição irregular de resíduos sólidos causando poluição e interferência em cursos de água e brejos.

Além do comércio irregular de plantas, a pessoa que ocupava a área também comercializava irregularmente "lotes" nas proximidades do Km 9,5 da Rodovia. A Força Tarefa realizada nesta terça (19) retirou um contêiner de 20 pés e resíduos que foram dispostos no local.

“Foi feita limpeza e recomposição do solo no local, que entrará no programa de recuperação de áreas degradadas na Serra do Guararu. A Secretaria de Meio Ambiente agradece o apoio de todos. Graças a essa união conseguimos garantir o bem comum, ou seja, a conservação das riquezas naturais da Área de Proteção Ambiental da Serra do Guararu”,declarou a diretora de Área de Preservação Ambiental, Gabriela Gallo, que também é a gestora da Associação de Proteção da Serra do Guararu (APASG).