Equipe do projeto Amar leva o mundo da fantasia às escolas

A peça “O Mistério de Feiurinha no Vale Encantado” recebe uma divertida adaptação com participação especial das princesas da Disney

Comentar
Compartilhar
17 MAR 201511h08

A equipe pedagógica do Projeto de Atividades Motoras e Ações Recreativas (Amar), da Prefeitura de Guarujá, leva a peça “O Mistério de Feiurinha no Vale Encantado” às escolas municipais. A iniciativa é realizada diariamente nos Núcleos de Educação Infantil Municipal (Neims), mas neste mês de março leva o espetáculo para as unidades, direcionado aos alunos da pré-escola. E nesta terça-feira (17) é a vez da Escola Municipal Ernesto Pereira (Rua Engenheiro Silvio Fernandes Lopes, 281, Pae Cará) receber a peça.

Além das crianças, toda a comunidade está convidada para assistir gratuitamente à peça, que une o universo de fantasias do “Era uma vez” das princesas da Disney à divertida história de Pedro Bandeira. As apresentações já iniciaram e acontecem às 9 horas, cada dia em uma unidade.

As personagens Cinderela, Bela Adormecida e Branca de Neve trazem a beleza e fantasia para o Guarujá com uma grande surpresa: Elsa. A rainha do gelo de Frozen será a heroína responsável por salvar a personagem principal, Feiurinha.

A preparação do roteiro, assim como a caracterização dos personagens ficaram por conta de 17 professores, cuja iniciativa faz parte do Amar. A atração promete envolver e encantar o público, levando-o para o mundo do “faz de conta”.

Segundo Cátia de Souza Silva, coordenadora de projetos e programas de Educação Infantil da Prefeitura, é válido atrair as crianças pelo encantamento. “Essa atividade leva cultura, literatura e conhecimento às crianças. A magia do teatro faz com que eles possam redescobrir as personagens e ter acesso a um entretenimento diferenciado e educativo”, explica.

Programação

Terça-feira (17) - E.M. Ernesto Pereira - Rua Engenheiro Silvio Fernandes Lopes, 281, Pae Cará (Vicente de Carvalho)

Quarta (18) e quinta-feira (21) - Anexo do Furlani (Centro Comunitário Vereador André Luis - Caec) – Avenida Antônio Baraçal, 268 - Morrinhos II

Sexta-feira (20) - E.M. Hermínia - Rua João Thomas Tangary, 95 – Santa Rosa

23/03 - E.M. João de Oliveira - Rua Manoel Vicente de Brito, s/n - Morrinhos III

24/03 - E.M. Magdalena - Avenida Dom Pedro I, 340 – Enseada

25/03 - Anexo Hugo Santos - Rua Gervásio Bonavides s/n – Astúrias

26/03 - E.M. Myriam Terezinha - Avenida Adriano Dias dos Santos, 623 - Jardim Boa Esperança (Vicente de Carvalho)

Projeto Amar

A iniciativa contempla 15 Neims de Guarujá, atendendo 1.800 crianças de quatro meses a três anos e 11 meses, que convivem com essa experiência nas creches. As 17 educadoras que integram a equipe foram selecionas conforme o perfil e especialização para a função. Elas trocam experiências com as pajens e auxiliares de desenvolvimento infantil (ADI), pois são mediadoras das ações educativas do Projeto Amar. Elas passam a maior parte do tempo com os pequenos dos Núcleos e conhecem as famílias das crianças, podendo, assim, colaborar com as atividades desenvolvidas diariamente.

Motricidade, jogos, rodas de conversa, poesia, histórias com recursos visuais, musicalização, relaxamento, massagem dinâmica, recreação, atividades corporais, de percepção auditiva e estimulação sensório motora estão entre os principais objetivos do projeto. Tais ações possibilitam à criança um aprendizado dinâmico e melhoram sua qualidade de vida durante a permanência nos núcleos municipais.