SAÚDE

Epidemia de dengue aflige o Estado de São Paulo

São Paulo já registrou 42 mil infecções pela doença

Nelson Lin, da Rádio Nacional/Agência Brasil

Publicado em 05/04/2022 às 17:47

Compartilhe:

Mosquito transmissor da dengue / Divulgação Governo do Estado

Algumas cidades do estado de São Paulo estão concentrando esforços no combate à Dengue. São José do Rio Preto, Araraquara e Votuporanga são as cidades paulistas com mais infecções pela doença. Em todo o Estado, já são 42 mil casos. Isso equivale a pouco mais de 20% do total do país.

Em Votuporanga foi decretado estado de epidemia de Dengue na cidade. Com o decreto da Prefeitura, o município vai poder agilizar medidas para combater o mosquito aedes aegypti e conter a proliferação da doença. Como explicou a Secretaria municipal de Saúde, Ivonete Felix do Nascimento

Além disso, o decreto também notifica os proprietários de imóveis do município a realizarem a limpeza de seus terrenos, bem como jardins e calçadas no prazo de 30 dias para evitar a formação de criadouros do mosquito.

Desde o início do ano até o fim de Março, Votuporanga já registrou mais de 3000 casos. Outros 1800 estão em investigação e dois óbitos pela doença foram confirmados.

Para se ter uma ideia da alta de casos neste ano, de acordo com dados da Secretaria estadual de Saúde, em todo ano de 2021, a cidade registrou cerca de 4 mil casos.

Já na região de Campinas, outras 5 cidades também estão com alta de casos: Americana, Indaiatuba, Mogi Mirim, Valinhos e Vinhedo. Em Americana, o número de casos nesses 3 primeiros meses já é quase quatro vezes o número registrado no mesmo período do ano passado: 263 casos neste ano contra 68 ano passado.

Por isso as Secretarias municipais de Saúde reforçam a importância da colaboração da população no combate à dengue, evitando focos de água parada nas suas casas e também avisando às autoridades sobre possíveis focos de Aedes Aegypti em áreas de terrenos baldios.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

LITORAL SUL DO RIO

Paraty ficou 'embaixo d'água' neste domingo, mas isso é normal

Em certas épocas do ano a maré alta acontece, e a cidade está preparada para o fenômeno; entenda a maré alta de Paraty

LITORAL PAULISTA

Polícia prende homem com 'supermaconha' e réplica de fuzil no litoral de SP

Acusado foi encontrado com pedras de crack, skunk, cocaína e uma réplica de fuzil

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter