Cotidiano
Os avanços da cidade no desenvolvimento urbano e tecnológico foram reconhecidos na abertura do Cidade CSC, maior evento de cidades inteligentes da América Latina, realizado nesta terça-feira (23)
A cidade subiu seis posições em relação ao ano passado, quando ocupava a 14ª colocação, e alcançou o 5º lugar na região Sudeste. / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
Os avanços de Santos no desenvolvimento urbano e tecnológico foram reconhecidos na abertura do Cidade CSC, maior evento de cidades inteligentes da América Latina, realizado nesta terça-feira (23), no Expo Center Norte, em São Paulo. Durante a cerimônia, foi divulgado o tradicional ranking anual da plataforma Connected Smart Cities, que apontou o município como a 8ª cidade mais inteligente do Brasil entre todas as 5.570.
A cidade subiu seis posições em relação ao ano passado, quando ocupava a 14ª colocação, e alcançou o 5º lugar na região Sudeste. Entre as dez primeiras colocadas, apenas Santos, Niterói e Barueri não são capitais. O município ficou à frente de Salvador (9º) e Rio de Janeiro (10º) e atrás de Barueri (7º), Recife (6º), Curitiba (5º), São Paulo (4º), Niterói (3º), Florianópolis (2º) e Vitória (1º).
Continua depois da publicidade
O ranking é elaborado em parceria com as empresas SPIn – Soluções Públicas Inteligentes e Scipopulis, e leva em conta 75 indicadores em 13 eixos temáticos baseados em normas ISO ABNT, incluindo governança, mobilidade, sustentabilidade e inovação.
Para o prefeito Rogério Santos, a conquista é fruto de um modelo de gestão que alia planejamento, diálogo com a sociedade e compromisso ambiental.
Continua depois da publicidade
“Santos é uma cidade que se destaca pela governança. Trabalhamos focados em sustentabilidade, conciliando progresso econômico, desenvolvimento humano e respeito ao meio ambiente. Nossa meta é ampliar a qualidade de vida da população por meio de políticas públicas bem elaboradas”, afirmou.
Na premiação, o município foi representado pelo secretário de Governo, Fábio Ferraz, que recebeu os troféus de 5ª cidade mais inteligente do Sudeste e 8ª colocada no ranking nacional.
“Santos segue sendo uma referência em qualidade de vida. Esse reconhecimento é resultado de uma gestão inovadora e de um trabalho coletivo, intensificado nos últimos anos”, destacou o secretário.
Continua depois da publicidade
Santos tem uma longa trajetória de soluções urbanas inteligentes. O plano de saneamento de Saturnino de Brito, que originou os famosos canais, é exemplo histórico de inovação e referência internacional em urbanismo.
Nos últimos anos, a cidade vem consolidando novos marcos, como:
Parque Palafitas: projeto inédito de reurbanização em execução no Dique da Vila Gilda, com 60 unidades habitacionais pré-fabricadas sobre a água, tecnologia antichamas e recuperação ambiental do mangue.
Continua depois da publicidade
Centro de Controle Operacional (CCO): completando 5 anos, integra 3.049 câmeras de monitoramento e alta tecnologia para segurança, mobilidade, prevenção de desastres e atendimento da Ouvidoria Municipal.
Parque Tecnológico: criado em 2020, já abriga 44 startups que desenvolvem soluções para diversos setores, incluindo o Porto de Santos.
Além da premiação, a Prefeitura de Santos tem participação ativa no Cidade CSC, que segue até quinta-feira (25).
Continua depois da publicidade
Nesta quarta-feira (24), o secretário Fábio Ferraz participa do painel “Dados em Ação: Como Transformar Informações em Políticas Públicas”, apresentando a experiência do CCO.
Já na quinta-feira (25), o prefeito Rogério Santos falará no painel “Habitação e Serviços Inclusivos”, destacando o Parque Palafitas e outras iniciativas de habitação.
A cidade também conta com um estande, em parceria com a TecVerde, exibindo uma unidade em escala real do Parque Palafitas e material informativo em vídeo e folhetos.
Continua depois da publicidade