X

Cotidiano

Entenda porque baleias e golfinhos encalham nas praias de Santos

Instituto Gremar - Pesquisa, Educação e Gestão da Fauna explica que o aparecimento desses animais na orla santista é normal

Da Reportagem

Publicado em 31/08/2021 às 16:22

Atualizado em 31/08/2021 às 16:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Nas regiões litorâneas, as baleias encontram águas mais tranquilas para acasalamento e reprodução / Divulgação/PMS

Dez golfinhos e três baleias apareceram mortos nas praias de Santos em 2021. Apesar do número de encalhamentos parecer alto, o Instituto Gremar - Pesquisa, Educação e Gestão da Fauna explica que o aparecimento desses animais na orla santista é normal. As baleias surgem da migração em razão do acasalamento e reprodução, e os golfinhos são animais 'residentes' na região, sujeitos a encalhe como qualquer outro animal marinho.

"A costa brasileira é rota de migração das baleias jubarte entre abril e setembro. Nas regiões litorâneas, como é o caso da Baixada Santista, as baleias encontram águas mais tranquilas para acasalamento e reprodução, e a partir de setembro, os filhotes retornam às regiões polares", explica a bióloga e coordenadora técnica do Gremar, Rosane Fernanda Farah.

Ela conta ainda que, após a mudança na regulamentação que proibiu a caça indiscriminada dessas baleias, houve grande expansão populacional da espécie. Por isso, um aumento no aparecimento de animais mortos também era esperado. Em relação aos golfinhos, o encalhe nas praias também é previsto, levando em consideração o fato de que são animais habitantes da costa brasileira e que, por diversos motivos, como ataques de tubarão, doenças, erros na rota, entre outros, acabam encalhando nas praias. 

Porém, apesar do encalhe desses animais ser esperado por razões diversas e naturais, alguns fatores provenientes da ação humana também podem resultar no óbito dessas espécies, como a quantidade excessiva de redes de pesca, que acabam enroscando nesses animais, a escassez de fontes de alimento e a presença de embarcações que incomodam os animais e acabam gerando colisões. 

 

GREMAR

O Instituto Gremar trabalha por meio de equipes multidisciplinares no monitoramento ambiental, reabilitação de animais vitimados, atendimento veterinário aos animais vivos encontrados nas praias e necropsia daqueles que aparecem mortos. A ONG também realiza atividades de educação ambiental em espaços formais e não formais e atendimento a emergências ambientais com fauna. Também oferece cursos para profissionais da área de ciências biológicas, medicina veterinária, oceanografia e gestão ambiental, com o intuito de aperfeiçoar conhecimentos específicos sobre conservação dos ambientes marinhos e costeiros.

 

COMO ACIONAR O GREMAR

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos, debilitados ou mortos, é preciso entrar em contato pelos telefones 0800-6423341 ou (13) 99711-4120. Os contatos também podem ser acionados em caso de manchas de óleo nas praias.

 

PARCERIA

A parceria entre o Instituto Gremar e a Prefeitura de Santos envolve o Ecoponto de descarte de petrechos de pesca, no Deck do Pescador, e ações de educação ambiental. A Municipalidade não está diretamente ligada ao monitoramento das praias, mas contribui na conscientização das pessoas para diminuir o impacto nos animais marinhos, principalmente por meio do Aquário de Santos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter