A travessia entre Santos e Guarujá funciona 24 horas por dia / Reprodução/Governo de SP
Continua depois da publicidade
O acidente envolvendo as duas balsas e o cargueiro Seaspan Empire, de bandeira de Singapura, não é um caso isolado na travessia entre Santos e Guarujá. Independentemente do acidente, você sabe como funciona esse sistema de embarcações?
Com um trajeto de aproximadamente 400 metros e tempo médio de viagem entre 5 e 7 minutos, a travessia entre os municípios funciona 24 horas, com o fluxo variando conforme o tráfego, as condições climáticas e a movimentação do porto.
Continua depois da publicidade
Em Santos, as balsas ficam localizadas na Praça Gago Coutinho, 525. Já no Guarujá, o endereço é na Av. Ademar de Barros, 3300.
Um dos grandes problemas para quem opta por utilizar a travessia é o tempo de espera para conseguir embarcar, pois existem dias em que a demora ultrapassa as três horas.
Continua depois da publicidade
Por isso, é recomendado consultar as câmeras e o tempo de espera no site da Semil antes de optar por utilizá-las, além de usufruir do sistema Hora Marcada em dias de grande movimento.
Outro tópico importante é que não existem banheiros nas plataformas de embarque, apenas nas embarcações. Por isso, caso preveja muito tempo na fila de espera, é recomendado usar um toalete antes.
Para realizar a travessia de balsa, é importante atentar-se às regras de segurança, como:
Continua depois da publicidade
Os pagamentos podem ser feitos em dinheiro ou tags eletrônicas, como Sem Parar, Veloe e ConnectCar.
Conhecida por ser uma forma de agilizar o trajeto, a opção Hora Marcada permite que os condutores reservem horários para as embarcações e evitem filas. Entretanto, o serviço exige comprovação da reserva e oferece 30 minutos de tolerância antes e depois do horário agendado.
No caso de Santos/Guarujá, os valores podem variar entre R$ 31 e R$ 43.
Continua depois da publicidade
O navio cargueiro Seaspan Empire, de bandeira de Singapura, colidiu com duas balsas na noite de segunda-feira (16), segundo a nota divulgada pela Praticagem na madrugada desta terça (17). As embarcações navegavam a contrabordo uma da outra quando houve o contato próximo ao Armazém 35.
"Uma das balsas, que rebocava a outra em manutenção, atravessou inadvertidamente a frente do navio", informou a Praticagem.
No momento do impacto, não havia veículos a bordo. Os quatro tripulantes. o comandante e três marinheiros, pularam na água e não sofreram ferimentos.
Continua depois da publicidade