Banner gripe

Enfermagem de Praia Grande tem novo protocolo de atendimento

Usafas agora passam a contar com novo protocolo de atendimento que segue as diretrizes do Ministério da Saúde

Comentar
Compartilhar
03 MAI 2019Por Da Reportagem08h40
Praia Grande tem adotado medidas para melhorar a qualidade dos atendimentos realizados nos setores de Atenção Básica, Especialidades Médicas, Urgência e EmergênciaFoto: Divulgação/PMPG

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande tem adotado medidas para melhorar a qualidade dos atendimentos realizados nos setores de Atenção Básica, Especialidades Médicas, Urgência e Emergência, além da Hospitalar. Como parte dessas iniciativas, as equipes de enfermagem da Cidade que atuam nas unidades de Saúde da Família (Usafas) passam a contar com novo protocolo de atendimento que segue as diretrizes do Ministério da Saúde. O Município está realizando capacitações para atualizar esses profissionais, nesta quinta (2) e também na sexta-feira (3), na sede da Faculdade do Litoral Sul (Fals).

De acordo com este novo protocolo que será adotado em Praia Grande, os enfermeiros poderão solicitar alguns exames e prescrever determinados medicamentos. A medida será para atendimentos mais específicos, como, por exemplo, pré-natal, hipertensão/diabetes, puericultura, saúde da mulher, dengue e tuberculose. 

Atualmente, Praia Grane conta com 80 enfermeiros, que atuam nas 27 Usafas que compõe a rede de Atenção Básica. A diretora da Atenção Primário da Sesap, Desirré Araújo, explica que este novo protocolo terá papel importante para agilizar os atendimentos nas unidades. “A equipe de enfermagem da Cidade conta com profissionais capacitados. Essas medidas colaborarão também para o fortalecimento do atendimento multiprofissional em Praia Grande.

A diretora participou das discussões e formatação do novo protocolo. Também fizeram parte do processo os enfermeiros Elisabete Rosa Domingues, Vanessa Naomi Oshiro, Camilla Rodrigues Godinho, Liliane Vaz de Lima Santos e José Isaias Costa Lima. 

Capacitação

Durante a capacitação, os participantes estão sendo instruídos sobre as novidades voltados aos atendimentos efetuados junto aos pacientes. A atualização visa ainda padronizar a atuação destes profissionais, fazendo com que a mesma postura seja adotada em todas as Usafas.

“A capacitação serve também para disciplinar o exercício da enfermagem, tudo isso calçado na legislação da categoria e nas determinações do Ministério da Saúde. Assim a Sesap viabiliza ações que promovem a melhoria nas condições de saúde da população”, disse Desirée.

Atenção Básica

O setor de Atenção Básica de Praia Grande dispõe de 27 Usafas. As ótimas condições estruturais propiciam para os pacientes e profissionais confortáveis acomodações. A Cidade tem mais de 80 equipes do Programa Saúde da Família e cobertura de 100% da população. 

Colunas

Contraponto