X

Cotidiano

Empréstimos para férias: é preciso cuidado para não se enforcar

O economista Hamilton Marques diz que esse crescimento demonstra o quanto carecemos de educação financeira e faz um alerta: pegar dinheiro emprestado para férias ou viagens de lazer é loucura.

Da Reportagem

Publicado em 22/07/2018 às 12:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O levantamento mensal realizado pela Lendico constatou um aumento de 24% no número de pedidos de empréstimo em relação a maio. / Divulgação

O mês de junho antecede as férias escolares e o período de recesso em diversos setores, e muita gente usa esta época do ano para viajar, o que impulsionou os pedidos de empréstimo para este tipo de custo na fintech de crédito Lendico. A empresa registrou 47% de aumento no número de pedidos de crédito para viagem e férias em relação a maio.

Por mês a Lendico recebe mais de 160 mil pedidos de empréstimo, tendo sido o empréstimo para viagens um dos motivos que mais teve alta no número de solicitações em relação ao ano passado. Foram 124% mais pedidos recebidos em junho deste ano para este motivo do que no mesmo período de 2017.

O economista Hamilton Marques diz que esse crescimento demonstra o quanto carecemos de educação financeira e faz um alerta: pegar dinheiro emprestado para férias ou viagens de lazer é loucura. “Os spreads bancários (diferença de quanto os bancos pagam para captar recursos e o quanto cobram para emprestar) são altos e os empréstimos devem ser tomados somente em casos emergenciais”, destaca.

De acordo com o especialista, o ideal é que as despesas com férias ou viagens sejam orçadas ou previstas com antecedência de doze ou mais meses. “Se a família pretende viajar para determinado lugar deve analisar os respectivos preços, lembrando que daqui doze meses teremos pelo menos a variação da inflação. Também, tente ver quanto pretende gastar com alimentação e demais gastos da viagem. Coloque tudo em uma planilha por categoria de gastos, como hotel, alimentação, taxi, e demais custos. 
Verifique o valor total, e acrescente 10% como margem de segurança. Deste valor total, divida por 12 (ou por outro número), para saber quanto você precisa economizar mensalmente”, aponta.

Uma das dicas do economista é criar um ‘Fundo Viagem’, oque nada mais é do que uma aplicação mensal exclusivamente para o projeto férias. 

“Se o valor dos depósitos mensais necessários para o projeto for elevado é sinal que você deverá mudar alguma coisa, ou escolher um destino mais barato”, conta.

Dicas na hora de pegar dinheiro

Se não tem outro jeito, a não ser pedir dinheiro emprestado, procure mais de um banco e pergunte ao gerente sobre qual a taxa do Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo para pessoa física em X parcelas que é a quantidade de vezes que você quer saldar o empréstimo.

“Se perguntar apenas sobre a taxa de juros, você terá uma informação incompleta. O Custo efetivo total (CET) representa a taxa de juros mais todos os valores cobrados pelos bancos, como taxa de abertura de cadastro, seguros, tarifas, tributos etc”, complementa.

Funciona assim: a taxa de juros mensal de um determinado banco é de R$ 2,00 ao mês, porém o que você vai pagar é o CET, por exemplo, de 2,50% ao mês. Então a pergunta básica a fazer para os funcionários do atendimento dos bancos é ‘qual o Custo Efetivo Total por mês.   Com esta informação, pesquise em outros bancos, qual deles tem um CET mais baixo.

O economista dá outras dicas importantes. “Supondo que você tem o CET de 2,21% ao mês. Basta procurar na internet por uma ‘calculadora do Cidadão Financiamento Prestações Fixas BACEN’ e preencher os campos da tela. No campo ‘taxa de juros mensal’, coloque a taxa mensal do CET, e saiba, qual será o valor da prestação, entre outros dados. Desta forma, quando você for contratar o empréstimo, terá dados antecipados (pode ter pequena diferença dependendo do valor da entrada, mas isto não importa neste momento) para decidir com calma, pelo valor a ser emprestado e a quantidade de meses ideal, para que a prestação caiba no orçamento mensal”, pontua.

Aumento do número total de pedidos 

O levantamento mensal realizado pela Lendico constatou um aumento de 24% no número total de pedidos de empréstimo em relação a maio. Entre os motivos para o pedido de crédito, o empréstimo para pagamento de dívida continua sendo o grande destaque, representando 27% das solicitações. 

Depois do pagamento de dívida, os motivos mais comuns de pedidos de empréstimo foram novos negócios (16,3%); compra de mobília, reforma e/ou mudança (11,4%); e investir na própria empresa (11,3%).

Hamilton Marques acrescenta que o empréstimo bancário é o típico da nossa cultura de agir na emoção, resultando em graves “apertos” financeiros no pós-viagem. “Devemos aprender a fazer algum planejamento para as férias e, o principal: evitar dívidas”, finaliza.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

Santos

Cocaína acumulada na Baía de Santos desde 1930 já contamina os peixes

Droga se acumula não só na água, mas em sedimentos e organismos marinhos e representa alto risco ecológico, apontou o professor da Unifesp Camilo Seabra durante a FAPESP Week Illinois

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter