X

Cotidiano

Empresas portuárias têm nova opção na hora de escolher um Jovem Aprendiz

É o Núcleo de Aprendizagem Socioprofissionalizante (Nasp), que forma sua primeira turma, com 56 jovens, em novembro

Vanessa Pimentel

Publicado em 25/09/2018 às 09:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O curso oferecido gratuitamente é o de Auxiliar de Serviços de Importação e Exportação / Paolo Perillo/DL

As empresas portuárias que procuram jovens para trabalhar através do programa Jovem Aprendiz têm uma nova opção de entidade na hora de escolher os candidatos. É o Nasp (Núcleo de Aprendizagem Socioprofissionalizante), que forma sua primeira turma, com 56 jovens, em novembro.

A associação é formada e mantida por profissionais da educação que, de forma totalmente voluntária, se uniram para ensinar jovens em situação de vulnerabilidade, entre 15 e 23 anos. O curso oferecido gratuitamente é o de Auxiliar de Serviços de Importação e Exportação, com duração de dois meses.

“Nós trabalhávamos com educação, mas sentíamos uma necessidade de ir além do que era ofertado a esses jovens, por isso decidimos fundar o Nasp. Nosso trabalho verifica não só a experiência profissional deles, mas qual é a estrutura familiar e as dificuldades enfrentadas”, explica a presidente do Nasp, Angélica Serpa.

“Vi um caso de um jovem aprendiz, por exemplo, que estava com o pé machucado porque ia trabalhar com um sapato doado dois números menores do que o dele. Como era o único empregado na família, não sobrava dinheiro para comprar um adequado. Então, acredito que nessa hora o núcleo de aprendizagem em que o jovem está inserido precisa trabalhar também o social, não dá para ignorar um fato desse. E é desta forma que trabalhamos no Nasp”, cita Ana Luiza da Costa, coordenadora de Projetos Sociais.

Sabendo que as dificuldades financeiras são severas, o curso foi adaptado para não exigir a presença diária dos alunos. “Desta forma eles economizam a condução”, diz Angélica, e o material é disponibilizado na internet.

O desafio agora, segundo elas, é buscar parcerias com empresas e comissárias de despacho aduaneiro, e divulgar a entidade que nasceu do sonho de oportunizar a jovens carentes, uma chance de trilhar um caminho de sucesso no mundo profissional.

O curso

Ministrado em sete módulos, os alunos aprendem a se preparar para uma entrevista de emprego, formas de apresentação e comportamento.

Noções de Administração, Importação, Exportação e Comunicação, também são disciplinas ensinadas. São duas turmas, uma no horário da manhã e outro à tarde para não atrapalhar a escola.  

Gabriele Santos e Alessandro Bezerra, ambos de 20 anos, são alunos da primeira turma do Nasp e souberam do curso pelas redes sociais.

“É uma oportunidade de aprender uma nova função e entrar no mercado de trabalho que é tão concorrido”, diz Gabriele.

Matrículas

O curso oferece 60 vagas e as inscrições para a segunda turma começam em novembro. O início das aulas está previsto para o ano que vem. Quem tiver interesse pode entrar no site: http://www.naspsantos.org.br/ ou ligar para 3322-4110. O endereço é Avenida Senador Pinheiro Machado, 30, conjunto 81 - Marapé, em Santos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter