X

Cotidiano

Empresário conserta computadores e doa para quem precisa estudar em Cubatão

Thiago Alcântara, 36 anos, é proprietário de uma pizzaria, também em Cubatão, e quando não está trabalhando, usa as horas livres para garimpar máquinas que não funcionam mais

Vanessa Pimentel

Publicado em 18/04/2021 às 07:30

Atualizado em 18/04/2021 às 22:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O objetivo do Thiago é conseguir ajudar à crianças e adolescentes que não conseguem assistir aulas online por falta do equipamento / Arquivo Pessoal

Há dois anos, Thiago Alcântara, 36 anos, viu um vídeo no YouTube onde um rapaz pegava computadores descartados em ferros velhos para arrumá-los e fazê-los funcionarem novamente. Pouco tempo depois, surgiu em sua rede social um compartilhamento pedindo a doação de um computador para uma criança de Cubatão que estava triste porque não tinha um PC.

“Eu lembrei do vídeo que tinha visto e decidi ir até um ferro velho. Peguei quatro CPUs, consegui arrumar uma delas e levei para a criança que estava precisando”, conta Thiago.

Ele é proprietário de uma pizzaria, também em Cubatão, e quando não está trabalhando, usa as horas livres para garimpar máquinas que não funcionam mais e consertá-las. O trabalho já rendeu ao menos 30 computadores doados à quem não têm.

Thiago nunca tinha postado sobre o que faz, mas com a pandemia e a maioria dos ferros velhos fechados, começou a ter dificuldade para achar computadores usados.

Então postou no Facebook sobre o trabalho que realiza para pedir a doação de computadores. O objetivo é conseguir ajudar à crianças e adolescentes que não conseguem assistir aulas online por falta do equipamento, enquanto a pandemia durar.

“Algumas pessoas me procuraram para doar, mas a frequência diminuiu muito. Tem vezes que é só uma doação a cada 15 ou 30 dias”.

Mesmo com a boa intenção, ele soube de algumas famílias que acabaram vendendo a máquina porque a necessidade de comer foi maior. “Fico chateado porque queria ajudar esses jovens a estudar, mas consigo entender quem vende o computador porque a situação tá muito difícil”, explica.

Quem quiser doar computadores para o Thiago pode mandar mensagem pelo WhatsApp (13) 99715-0646.

AÇÕES NO ESTADO.

Ações como a do Thiago têm sido vistas por todo o país. Em São Paulo, um grupo de ONGs decidiu tomar a mesma atitude e se dispôs a fazer uma ponte entre quem quer doar e quem precisa.

Além de computadores, as ONGs pegam celulares e repassam para os alunos que, até então, não conseguiam assistir às aulas online.

As doações ao grupo são feitas pelo site Plug Doações (https://plugdoacoes.com.br/), com o “Abra a gaveta, doe” – que recolhe aparelhos de celulares -, ou com a Parceiros da Educação.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

Itanhaém

Polícia prende trio suspeito de integrar organização criminosa em Itanhaém

Além disso, R$ 3.480,00 também foram recuperados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter