Ao todo, a gigante pretende aplicar R$ 27 bilhões no estado, gerando empregos e novas oportunidades para a população / DRONES E AFINS PHOTOS/Reprodução
Continua depois da publicidade
A pequena cidade de Barra do Ribeiro, localizada na região Centro-Sul do Rio Grande do Sul, foi escolhida pela empresa chilena CMPC para receber parte de um novo investimento.
Ao todo, a gigante pretende aplicar R$ 27 bilhões no estado, gerando empregos e novas oportunidades para a população.
Continua depois da publicidade
Dentro do projeto, a empresa planeja criar e administrar um terminal de exportação no Porto do Rio Grande, que funcionará como peça central para escoar a produção de sua planta industrial.
Veja também que um gigante atacadista ganhará nova loja em importante ponto do litoral de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Segundo especialistas, tanto para a CMPC quanto para o estado, trata-se do maior investimento já registrado na história do Rio Grande do Sul.
O terminal foi projetado para receber e embarcar celulose destinada a diferentes mercados e parceiros comerciais. De acordo com documentos apresentados no processo de licenciamento ambiental, a planta industrial terá capacidade para movimentar até 5 milhões de toneladas por ano.
O estudo também prevê a utilização de barcaças, além da construção de um armazém especializado com sistema de carregamento em navios.
Continua depois da publicidade
Barra do Ribeiro, município às margens do Lago Guaíba e integrante da região metropolitana de Porto Alegre, é conhecida pela pesca artesanal, pela produção agrícola e pela pecuária, especialmente a criação de gado.
A cidade também atrai visitantes por suas belezas naturais, como as praias de água doce.
Além disso, preserva tradições culturais típicas do interior gaúcho, incluindo festas populares, gastronomia regional e um estilo de vida ligado ao campo e às águas do Guaíba.
Continua depois da publicidade