Como será o futuro do trabalho no Brasil e no mundo? Diante de especialistas em inovação e investidores estrangeiros, a questão foi respondida pelo diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Eduardo Diogo, durante painel do 8° Congresso de Inovação da Indústria: “Não é possível falar em futuro do trabalho sem falar em empreendedorismo. Tem que empreender”, cravou o diretor.
A respeito das habilidades empreendedoras que farão a diferença no sucesso dos donos de negócios, Diogo ressalta que “é fundamental que as pessoas se conectem com as outras. Para que isso aconteça, é preciso ter duas habilidades: a humildade e a gratidão”.
Para Diogo, o trabalho do futuro também contará com pessoas comprometidas, perseverantes, dedicadas, com capacidade de decidir em qualquer área de atuação, bem como com quem se preocupa com a honestidade e credibilidade. “Ser uma pessoa confiável é absolutamente perene em qualquer cultura”.
Durante o painel sobre O Futuro do Trabalho, o diretor do Sebrae provocou reflexões sobre o impacto do presente nas próximas décadas. “As mudanças são uma certeza e a pergunta que faço é: o que cada um de nós, nas respectivas áreas de atuação, está fazendo hoje para que no futuros as próximas gerações saibam que nós existimos”, questionou.
DADOS
Segundo indicadores do Data Sebrae de 2018, o estado de São Paulo tem cerca de seis milhões de empreendedores, sendo 61,99% homens e 38,01% mulheres.
O setor de atividade em destaque é o de serviços (45,85%).
