Representação brasileira em Lisboa tem mantido contato com as autoridades locais / Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Continua depois da publicidade
Na última terça-feira (6), a embaixada do Brasil em Portugal alegou que o número de brasileiros que devem ser notificados para deixar o país europeu é “irrisório”, segundo informações repassadas pelo governo português.
A representação brasileira em Lisboa tem mantido contato com as autoridades locais e fará uma reunião para discutir a situação dos brasileiros em situação irregular.
Continua depois da publicidade
No último sábado (3), o governo português anunciou que 18 mil imigrantes sem autorização seriam notificados para deixar Portugal em 20 dias, sendo 4,5 mil ainda nesta semana.
Caso não deixem o país, a legislação portuguesa permite que os imigrantes sejam presos.
Continua depois da publicidade
O ministro da Previdência de Portugal, Antônio Leitão Amaro, afirmou que “quem não cumprir a ordem será afastado coercivamente”, mas lamentou a dificuldade de executar deportações, alegando a necessidade de “aprovar um novo regime mais rápido e eficaz” para a expulsão de imigrantes.
Já a Casa do Brasil de Lisboa, associação que apoia imigrantes brasileiros em Portugal, protestou contra a decisão do governo local de acelerar os processos de deportação em meio à campanha eleitoral.