X

Cotidiano

Em queda, Sistema Cantareira registra só 10% de água

É a primeira vez na história que o reservatório atinge um patamar tão baixo. E a quantidade de água armazenada no local não para de cair

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 05/05/2014 às 11:08

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Sistema Cantareira, que abastece de água parte da Região Metropolitana de São Paulo, está com 10% de sua capacidade de reserva, segundo dados desta segunda-feira, 5, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). É a primeira vez na história que o reservatório atinge um patamar tão baixo.

E a quantidade de água armazenada no local não para de cair. No domingo, 4, o índice era de 10,1% de reserva. Há uma semana, o Cantareira tinha 11% de água acumulada em suas represas e há exatamente um ano, no dia 5 de maio de 2013, a quantidade era muito maior, de 62,3%.

O governo Geraldo Alckmin (PSDB), para tentar coibir o consumo excessivo de água pelos consumidores da Grande São Paulo em meio à crise hídrica, aplicará uma multa para os clientes da Sabesp que gastarem por mês mais do que a média mensal do ano passado. Ainda não há data para a multa começar a ser aplicada.

O próprio tucano, no entanto, negou neste domingo que haverá racionamento de água neste ano ou no ano que vem em São Paulo. Alckmin também já negou que tenham faltado investimentos do governo nos sistemas de abastecimento de água do Estado para evitar situações como a atual crise hídrica.

O Sistema Cantareira registrou só 10% de água (Foto: Nilton Cardim/Sigmapress)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Memória

Ato pede programa municipal sobre o navio-prisão Raul Soares

O navio é considerado uma sombra que paira sobre a Baixada Santista até hoje e que não deve ser esquecida

Esportes

Com gol no início da partida, Corinthians perde por 1 a 0 para o Argentinos Juniors

O Corinthians não se impôs em momento algum contra o Argentinos que poupou alguns titulares

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter