Em dois dias, SV imuniza 104 idosos com doses remanescentes da vacina contra a Covid-19

A iniciativa levou grande número de pessoas aos postos de saúde em busca da vacina

Comentar
Compartilhar
04 MAR 2021Por Da Reportagem20h04
Cadastramento continua em todos os postos de vacinaçãoCadastramento continua em todos os postos de vacinaçãoFoto: Divulgação / Prefeitura Municipal de São Vicente

A Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau) vacinou 104 pessoas entre 60 e 76 anos, que fizeram cadastro para receber doses remanescentes da vacina contra a Covid-19

A iniciativa, que visa atender idosos cadastrados e evitar a perda de doses em frascos abertos do imunizante, levou grande número de pessoas aos postos de saúde em busca da vacina.

Até o momento, mais de duas mil pessoas já solicitaram o cadastramento, que segue de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30, em todos os postos de vacinação       .

Vale explicar que cada frasco da vacina contém dez doses e, depois de aberto, deve ser totalmente utilizado em poucas horas. Ao final de cada expediente, quando verificadas as doses remanescentes, a enfermeira responsável pela unidade entra em contato com o idoso cadastrado, para que se dirija ao posto para receber a imunização.

Porém, é importante destacar que cada unidade pode ter, no máximo, nove doses remanescentes ao final do expediente. Em contrapartida, a procura pelo cadastro superou as expectativas. Somente a Unidade Básica de Saúde (UBS) Central cadastrou mais de 800 pessoas em apenas dois dias. O Fundo Social de Solidariedade registrou 300 cadastramentos; UBS Humaitá, 245; UBS Bitaru, 300; Praça Vitória, 300.

Desta forma, é imprescindível deixar claro que, apesar do pequeno número de doses remanescentes que uma unidade pode ter em um dia, a Sesau seguirá atendendo e respeitando a lista de credenciamento, e chamando as pessoas para que recebam as doses, evitando o desperdício da vacina. Sendo assim, ao final do expediente, pode acontecer de sobrar apenas uma dose para atender a uma lista de mais de 300 pessoas.  

A medida de aproveitar as doses remanescentes segue nota técnica emitida pelo Governo do Estado de São Paulo, que orienta que “ao final do expediente e considerando a necessidade de otimizar doses ainda disponíveis em frascos abertos, a fim de evitar perdas técnicas, direcionar o uso da vacina para pessoas contempladas em alguns dos grupos priorizados no Plano Nacional de Operacionalização da vacinação contra a Covid-19”.

A vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF), além do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e Subprefeitura, que funcionam também como drive-thru. Estes postos ficam abertos de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30. O FSS fica na Rua Benedito Calixto, 205, no Centro (Área Insular) e a Subprefeitura na Avenida Ulisses Guimarães, 211, no Jardim Rio Branco (Área Continental). Para vacinar, os idosos devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência.