X

Cotidiano

Em discurso no Senado, Lula faz desagravo a Sarney

No discurso, em tom de desagravo à atuação dele próprio e do PT, ele disse que Sarney, responsável por convocar a Constituinte, foi tão importante quanto o ex-presidente da Câmara Ulysses Guimarães

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 29/10/2013 às 16:44

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta terça-feira, 29, uma homenagem pública à atuação do também ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) durante a Assembleia Constituinte. No discurso, em tom de desagravo à atuação dele próprio e do PT, ele disse que Sarney, responsável por convocar a Constituinte, foi tão importante quanto o ex-presidente da Câmara Ulysses Guimarães (1916-1992) na formulação da Constituição de 1988.

Lula afirmou que Ulysses certamente foi o símbolo da Constituinte ao coordenar "com maestria" numa situação difícil, uma vez que o PMDB tinha a maioria dos governadores e parlamentares constituintes, podendo fazer o que quisesse na ocasião. Mas ele ressalvou a importância da atuação de Sarney, atualmente senador pelo Amapá, e presente à solenidade de entrega da Medalha Ulysses Guimarães. "Eu tenho consciência que o senhor não teve facilidade, muito menos moleza. Quero colocar a sua presença na Presidência no período da Constituinte em igualdade de condições com o companheiro Ulysses Guimarães", discursou.

O ex-presidente disse que na época da Constituinte era "jovem" e "muito impetuoso", mais até do que hoje em dia. Mas destacou que Sarney nunca se queixou das críticas e "desaforos" que recebeu durante todo o processo de elaboração da nova Carta Magna. Mais uma vez, ele disse que, se a proposta de Constituição elaborada pelo Partido dos Trabalhadores à época fosse aprovada, "teríamos dificuldades para governar o País".

"Em nenhum momento, mesmo quando era afrontado no Congresso, o senhor levantou um único dedo, uma só palavra para criar qualquer dificuldades aos trabalhos da Constituinte, que certamente foi o trabalho mais extraordinário que o Congresso já viveu", afirmou ele, ao destacar o "comportamento digno" que teve em todo o processo.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta terça-feira, 29, uma homenagem pública à atuação do também ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) durante a Assembleia Constituinte (Foto: Andre Dusek/Estadão Conteúdo)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

Nacional

Madonna se junta a famosos e doa R$ 10 milhões ao Rio Grande do Sul

Whindersson Nunes e Anitta também estão ajudando famílias vítimas de desastre no Sul; influenciadores de todo o País seguem ajudando

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter