Em Brasília, Fórum Santos Export vai debater novo conceito para o sistema portuário

Integrado ao Ministério da Infraestrutura o setor busca consolidar a sua identidade, na escolha entre o modelo de porto privado ou de porto sob controle público

Comentar
Compartilhar
26 ABR 2019Por Da Reportagem14h22
Setor pede revisão urgente da legislação portuária, com um marco regulatório eficienteSetor pede revisão urgente da legislação portuária, com um marco regulatório eficienteFoto: Divulgação

O sistema portuário brasileiro vive um momento de grandes definições. Integrado ao Ministério da Infraestrutura o setor busca consolidar a sua identidade, na escolha entre o modelo de porto privado ou de porto sob controle público.

A questão passa pela revisão urgente da legislação portuária, com um marco regulatório eficiente.

As recentes decisões de implantar nos portos gestões técnicas de Autoridades Portuárias que incentivem novas licitações, ampliando a participação da iniciativa privada apontam para um caminho que exige ampla reflexão e estudos aprofundados.

O cenário também requer maior investimento para a eficiência dos acessos aos portos, em todos os modais, eliminando as conhecidas barreiras que tanto travam o comércio exterior brasileiro.

É dentro destes parâmetros, entre outros, que se enquadra a 17ª Edição do SANTOS EXPORT - Fórum Nacional para Expansão do Setor Logístico Portuário, programada para os dias 8 e 9 de outubro no Royal Tulip Alvorada, em Brasília, com organização da UNA Marketing de Eventos e que tem a parceria de mídia e conteúdo com a Folha de S.Paulo.

Painéis com a participação de autoridades federais, dirigentes de entidades públicas e privadas de todos os setores ligados aos portos, à logística e à economia vão permitir melhor entendimento aos participantes do que se espera para o presente e o futuro do sistema.

É a oportunidade que todos aguardam para se debater as questões que impactam o sistema que consolida a gestão do fluxo logístico portuário, aliadas à tecnologia e inovação, vencer os desafios e vislumbrar novos horizontes.

Como é tradição do evento, que se amplia com visitas técnicas a portos do exterior, possibilitando a troca de experiências entre os players, este ano se programou a ida ao Porto de Singapura, o terceiro maior complexo portuário do Sudeste Asiático em movimentação de cargas. A visita está programada para o período de 30 de agosto a 7 de setembro de 2019.