X

Cotidiano

Elektro desativa mais de 480 'gatos' em Guarujá

Concessionária identificou 489 fraudes. Energia recuperada é suficiente para abastecer o município de Mongaguá, com 52 mil habitantes, durante 7 dias

Da Reportagem

Publicado em 13/11/2019 às 18:54

Atualizado em 13/11/2019 às 18:56

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A energia recuperada é o suficiente para abastecer, por exemplo, o município de Mongaguá / Rodrigo Montaldi/Arquivo DL

A Elektro,  desativou 489  irregularidades, conhecidas como gatos, em casas e estabelecimentos comerciais, nos dez primeiros meses de 2019 em Guarujá (SP). A empresa realiza a "Operação Varredura" em várias cidades dos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. De janeiro a outubro já foram feitas 2.595 inspeções na cidade que identificaram 489 casos de fraude na rede elétrica. A energia recuperada é o suficiente para abastecer, por exemplo, o município de Mongaguá, com cerca de 52 mil pessoas, durante sete dias.

Como denunciar

O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Para reduzir os riscos e o furto de energia, a Elektro mantém um programa constante de inspeções. A empresa tem canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações anonimamente, como o 0800 701 0102 ou pelo site: www.elektro.com.br

Orientação de segurança

Quem faz ligações clandestinas corre o risco de sofrer acidentes graves, muitas vezes fatais, pois envolve a manipulação de circuitos energizados. Um técnico da Elektro recebe horas treinamentos específicos antes de atuar na rede elétrica.

A Elektro orienta que todos podem reduzir o valor da conta de luz mensal usando a energia elétrica de modo eficiente e evitando desperdícios, principalmente, na utilização de aparelhos, tais como chuveiros, ferros de passar roupas, condicionadores de ar, aquecedores e secadores, entre outros.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Polícia

Criminosos furtam R$ 15 mil em salas de prédio comercial no Gonzaga, em Santos

Segundo o boletim, pelo menos outras duas salas foram invadidas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter