Quase oito meses após a primeira pesquisa eleitoral feita pelo Diário do Litoral em 2020, o cenário de intenção de votos em Santos é muito diferente daquele observado ainda em março. Rogério Santos (PSDB) tem chances de vencer a corrida eleitoral ainda no primeiro turno, mas a possibilidade de que tudo seja resolvido no dia 29 de novembro também não está descartada. A questão é: contra quem?
O levantamento contratado pelo Diário do Litoral foi realizado pela GovNet Pesquisa, empresa pertencente aos mesmos proprietários do Instituto Opinião Pesquisa entre os dias 6 e 8 de novembro. Ao todo, 400 pessoas foram entrevistadas durante o período e a margem de erro está firmada em 4,9% para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Toda a pesquisa pode ser encontrada no portal do Tribunal Superior Eleitoral sob o registro SP-04757/2020.
Os números apontam o candidato da ‘situação’, ou seja, do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, em grande liderança contra os adversários políticos. No levantamento estimulado, quando os pesquisadores apresentam nomes aos entrevistados, Rogério Santos aparece com 42,5% de intenção de votos. Ele é seguido pelo candidato do presidente Jair Bolsonaro, Ivan Sartori (PSD), que alcançou 11,3% da preferência do eleitorado abordado durante as entrevistas nas ruas.
Os dois favoritos para um eventual segundo turno são perseguidos de perto por Vicente Cascione (Pros) que tem 7% de intenção de votos e pelo vereador Antonio Carlos Banha Joaquim (MDB) com 5,5%. Correndo por fora estão Douglas Martins (PT), com 1,8% de entrevistados a seu favor, Dr. Márcio Aurélio (PDT) com 1,5% e Delegado Romano (DC) com 1,3%. Bayard (PTB), Guilherme Prado (PSOL) e Thiago Andrade (PCdoB) têm 1% cada.
Fechando a lista, Marcelo Coelho (PRTB) e Moysés Fernandes (PV) aparecem na pesquisa com 0,8% cada, enquanto Tanah Correa (Cidadania) tem 0,5% e Carlos Paz (Avante) fez 0,3%. João Villela (Novo) e Luiz Xavier (PSTU) não pontuaram e permaneceram com 0%.
Ao todo, 14% se demonstraram indecisos e 10% devem votar em branco ou anular.
Dentre os nomes que estavam na primeira pesquisa divulgada pelo Diário do Litoral, Rogério Santos era um deles. O peessedebista aparecia com 1,95% e disparou para 42,5% após a extensa campanha eleitoral feita ao lado de Paulo Alexandre Barbosa. Ivan Sartori aparecia com cerca de 1% das intenções em dois cenários diferentes e agora tem 11,3%, número que decolou após ele ter aparecido ao lado do presidente Jair Bolsonaro em vídeos.
Banha era o último nome que já era cotado no início do ano e se manteve estável. Ele tinha 4,88% de avaliações positivas por parte dos entrevistados e viu o dado crescer para 5,5%.
No quesito rejeição, Banha ainda é líder com 19%, mas Ivan Sartori também subiu no índice e agora tem 8,6%.
Na sequência, vêm: Cascione (7,6%), Rogério Santos (7,2%), Bayard (5,3%), Douglas Martins (3,9%), Delegado Romano (3,1%), João Villela (1,8%), Luiz Xavier (1,6%), Tanah Correa (1,4%), Moysés Fernandes (1,2%), Thiago Andrade (0,8%), Dr. Márcio Aurélio (0,6%), Guilherme Prado (0,6%), Carlos Paz (0,4%) e Marcelo Coelho (0,4%). 10,6% rejeitam todos e 9,8% não rejeitam nenhum. 16% ficaram indecisos.




