X

Cotidiano

Eleição no Afeganistão terá 2º turno, aponta prévia

A lei eleitoral exige a realização de segundo turno se nenhum candidato obtiver mais de 50% dos votos

Publicado em 26/04/2014 às 14:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os novos resultados preliminares das eleições presidenciais no Afeganistão reforçam a percepção de que haverá segundo turno entre o ex-chanceler Abdullah Abdullah e o ex-ministro de Finanças Ashraf Ghani Ahmadzai.

De acordo com os dados divulgados pelo presidente da Comissão Eleitoral Independente, Ahmad Yousuf Nouristani, neste sábado, Abdullah tem 44,9% dos votos, na frente de Ahmadzai, com 31,5%. Os números são similares aos anunciados na prévia anterior, há seis dias. A eleição ocorreu em 5 de abril, e a apuração deverá ser finalizada em 14 de maio, depois que denúncias de fraude forem investigadas.

A lei eleitoral exige a realização de segundo turno se nenhum candidato obtiver mais de 50% dos votos. A nova votação, se confirmada, ocorreria 15 dias após a divulgação final dos resultados.

O vencedor irá suceder Hamid Karzai, o único presidente que o país conheceu desde que a invasão liderada em 2001 pelos Estados Unidos afastou o Taleban. O novo líder enfrentará um período tenso logo no início de seu governo, visto que os EUA e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) devem retirar a maior parte de suas tropas do país até o final do ano. 

De acordo com os dados divulgados pelo presidente da Comissão Eleitoral Independente, Ahmad Yousuf Nouristani, neste sábado, Abdullah tem 44,9% dos votos, na frente de Ahmadzai, com 31,5% (Foto: Rahmat Gul)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter